Cultivo A planta é originária da Europa, mas se adapta muito bem nas diversas regiões do País. É rústica, cresce em qualquer tipo de solo. A propagação é feita por sementes ou divisão de touceiras, de preferência na primavera e no outono.
Já se notam resultados após a utilização do chá de catinga de mulata para combater piolhos e vermes, principalmente em crianças. Os usos englobam: Vermes – A planta é um forte vermicida, pois tem poder tóxico que extermina vermes intestinais. ... A planta tem forte poder cicatrizante e atua na melhora de feridas no geral.
Para cultivar é bem simples. Como é uma planta rústica, não precisa de muitos cuidados. Pode ficar sob sol pleno e em substrato levemente arenoso.
Distribua as plantas pelas floreiras de acordo com as suas características. Não misture as hortelãs com as outras, porque são invasivas, mas pode juntar entre 4 a 6 espécies no mesmo vaso. 6. É melhor regar a menos do que a mais, porque as aromáticas precisam de pouca água.
ESPAÇAMENTO - as medidas para a cultura do melão são de 2 metros entre fileira e de 0,3 a 0,5 metro entre plantas. Faça covas de 2 a 3 centímetros de profundidade, coloque de 2 a 3 sementes e cubra com areia e esterco. Bandejas de isopor e tubetes são outras opções indicadas para produção de mudas.
Em geral, nas regiões de clima frio, o plantio do melão é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março e nas regiões de clima quente, durante o ano todo. Como exemplo, na região do Vale do São Francisco, o plantio do melão pode ser feito durante o ano todo.
Veja as dicas: – Tanto para os melões quanto para as melancias, use uma terra bem adubada e fértil, assim o fruto terá nutrientes suficientes para crescer. – Para proteger a planta de intempéries e garantir maior sucesso no cultivo, plante inicialmente as sementes na Sementeira Grandes Mudas.
Geralmente, a colheita se inicia com 70 a 80 dias após o plantio, quando o teor de açúcar está maior que 9° Brix.
O ponto de colheita é determinado pelas ranhuras no pedúnculo. Em caso delas estarem começando a soltar, o horticultor pode colher os frutos (ainda verdes) e comercializar no mercado. Lá, eles terminarão de maturar, alcançando a coloração final da variedade e indicando que é o ponto ideal para serem consumidos.
O melão deve ter uma cor forte e casca firme, porém rugosa. Ao sacudi-lo, note se as sementes estão soltas: isso é sinal de que está maduro.
Para facilitar a germinação, as sementes de melão podem ficar imersas na água por um dia. As sementes podem ser semeadas no local definitivo, abrindo covas de 30 cm x 30 cm x 30 cm, adubando a terra retirada conforme a necessidade e fechando novamente.
Cada pé pode produzir até 30 quilos de melancia. Um hectare pode produzir de 20 mil a 50 mil quilos. Quanto mais você cuidar de sua plantação, tanto mais ela produzirá.
A melancia atinge o ponto de colheita entre 28 a 45 dias após a fecundação das flores femininas ou hermafroditas, dependendo da cultivar e das condições climáticas. No Nordeste brasileiro, esse período corresponde a 65-75 dias após o plantio.
O surgimento de rachaduras no fruto é promovido pelo excesso de umidade na planta, principalmente na fase de maturação e a temperaturas acima de 35 oC, em especial quando ocorrem variações bruscas de umidade do solo em curto espaço de tempo.
Por que isso acontece? Alguns fatores causam rachadura em melancias, como o excesso de umidade do solo, principalmente na fase de maturação e sob temperaturas acima de 35 ºC. ... Cascas mais finas e mais sensíveis às variações bruscas de umidade ainda podem ocorrer devido à baixa disponibilidade de cálcio no solo.
O desbaste de frutos pode ser realizado eliminando o primeiro fruto que está próximo a base do pé e deixando os outros, o que pode garantir maior produtividade! Para grande parte das variedades de melancia que estão surgindo hoje no mercado não há a necessidade da poda de ramas.
As principais doenças da cultura são: tombamento, oídio, míldio, crestamento gomoso, mancha-de-cercospora, mela, podridão de frutos por Pythium, antracnose, sarna ou queima e murcha-de-fusário.
Melancia