Além disso, o Japão é um dos países que têm menores taxas de crimes por armas de fogo no mundo. O alto Índice de Desenvolvimento Humano japonês (0,915 – Pnud 2018) contribui para que a criminalidade no país seja baixa, no geral, com exceção da capital japonesa, Tóquio, que apresenta índice de criminalidade moderado.
Conheça as 5 das melhores cidades do mundo para se viver:
As cinco primeiras colocadas no ranking foram Maringá (PR) — campeã por três edições, em 2017, 2018 e 2021 —, seguida por Jundiaí, São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos, todas em São Paulo. Entre as capitais, se destacam Curitiba (PR), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo e Florianópolis (SC).
Santa Catarina apresenta bons resultados em todos os quesitos analisados: renda, longevidade, educação e segurança. No critério segurança, Santa Catarina só perde para São Paulo. Outro destaque é a baixa taxa de analfabetismo do estado (2,3%), a segunda menor do país.
As 10 cidades brasileiras mais seguras - Atlas da Violência 2019
Porto Seguro – Bahia – Cidade mais barata para viver no Brasil. Nem só de axé e viagens de férias vive Porto Seguro. Por incrível que parece o custo de vida em Porto Seguro é bem acessível, sendo 59,2% mais barato do que se viver em São Paulo, que é cidade mais cara para se viver.
No Brasil, São Paulo é cidade mais cara do ranking, na 86ª colocação – uma queda de 28 posições em relação a 2018.
Florianópolis e Blumenau entre as melhores cidades para se viver na América do Sul.