Os verbos reflexivos em espanhol indicam um sujeito que exerce e recebe a ação do verbo. São acompanhados de pronomes próprios para cada pessoa verbal, os pronomes reflexivos. Esses pronomes têm regras próprias de colocação, especialmente em situações que envolvem tempos compostos e formas nominais dos verbos.
Pois bem, os chamados verbos pronominais são aqueles que, necessariamente, são acompanhados de um pronome oblíquo (adequado à respectiva pessoa gramatical), pelo fato de denotarem ações próprias do sujeito, como é o caso dos verbos: arrepender-se, sentar-se, queixar-se, zangar-se, pentear-se, enganar-se, entre muitos ...
Os Pronomes Reflexivos são: se, si e consigo. Além desses, há pronomes oblíquos átonos que assumem essa função: me, te, nos e vos.
Verbos Reflexivos são aqueles que expressam ações praticadas sobre a própria pessoa, ou seja, quem faz também recebe a ação (ferir-se, lavar-se, pentear-se). Eles são sempre acompanhados de pronomes reflexivos (se, si e consigo, além de pronomes oblíquos átonos que assumem essa função: me, te, nos e vos).
Considera-se como verbo reflexivo aquele cujo pronome pessoal oblíquo apenas o acompanha, haja vista que a ação do sujeito ocorre nele próprio (no sujeito). Já os verbos considerados pronominais, como a própria classificação nos indica, são aqueles que, necessariamente, trazem para junto de si esse pronome.
A voz reflexiva ocorre quando o sujeito recebe e pratica a ação expressa pelo verbo e, nesse caso, o verbo é sempre transitivo direto e/ou indireto (necessita de um complemento verbal para completar o seu sentido) e seu objeto (elemento capaz de completar o sentido do verbo transitivo) é um dos pronomes oblíquos átonos ...
Os pronomes reflexivos são os seguintes: ME, TE, SE, NOS, OS, SE. Falamos de uma das particularidades dele que é estar anexo ao verbo, mas isso só ocorre quando se trata de verbos reflexivos no infinitivo, gerúndio e imperativo. Quando o verbo está conjugado, o pronome reflexivo se desconecta dele.
Conjugação do verbo "llamar"
Clique aqui, por favor!...condicional compuesto.
Os pronomes reflexivos (me, te, se, nos e etc.) possuem uma forma especial para cada pessoa verbal. Para indicar que o objeto da ação é a mesma pessoa que o sujeito que a pratica, é obrigatória a concordância em pessoa entre o pronome reflexivo e a pessoa a qual se refere.
Os pronomes reflexivos em inglês (reflexive pronouns) são termos utilizados quando uma ação praticada pelo sujeito incide sobre ele mesmo. Geralmente, essas palavras aparecem após o verbo, concordando sempre com o sujeito da oração. São construídas com as terminações “-self”, no singular, e “-selves”, no plural.
Os pronomes reflexivos, ou reflexive pronouns em inglês, são empregados de forma diferente nesse idioma. Por isso, é importante entender de forma clara como usá-los. Os termos são: myself, yourself, himself, herself, itself, ourselves, yourselves e themselves.
Os pronomes reflexivos são utilizados para representar quando uma ação reflete sobre o próprio sujeito. Eles são marcados pelo uso da terminação 'self', quando estiver no singular, ou 'selves', quando o sujeito estiver no plural.
Os Pronomes Reflexivos (Reflexive Pronouns) são usados para indicar que a ação reflexiva recai sobre o próprio sujeito. Nesse caso, o pronome vem logo após o verbo e concorda com o sujeito. Estes pronomes se caracterizam pelas terminações self (no singular) e selves (no plural).
O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". ... Outros pronomes oblíquos átonos – me, te, nos, vos - também podem ser reflexivos. Ex.: Carlos machucou-se, ao pular o muro.
Os Pronomes em Inglês (Pronouns), segundo a função que exercem na frase, são classificados em: