Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são:
Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.
Ligações químicas são conjunções estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou, no caso de ligações iônicas ou metálicas, agregados atômicos (superátomos) organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na natureza existem por volta de uma centena de elementos químicos.
Resposta. Ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou, no caso de ligações iônicas ou metálicas, aglomerados atômicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto.
Resposta. O átomo possui essa tendência por que precisa se estabilizar(possuir 8 elétrons na última camada),assim como diz a regra de octeto,que todos os átomos devem possuir 8 elétrons na última camada.
Os elétrons que participam das ligações são os elétrons que se encontram na camada eletrônica mais externa do elemento (camada de valência).
d) O brometo de potássio é uma substância molecular formada por ligações covalentes.
Resposta. São ligações covalentes. O H faz 2 ligações covalentes com o S ( 1 ligação cada hidrogênio). O Oxigênio faz 2 ligações cada um, num total de 4 ligações, com o enxofre.
A ligação metálica é formada, como o nome já diz, em metais. Nestes casos tem-se praticamente nenhuma diferença de eletronegatividade. Tais elementos são conhecidos por formar um "mar de elétrons". Isto porque os elétrons nestes compostos podem ser facilmente transferidos.