O desenvolvimento do câncer de próstata pode estar ligado ao aumento das taxas de determinados hormônios. Níveis elevados de andrógenos (hormônios masculinos, como a testosterona) promovem o crescimento celular da próstata e podem contribuir para o risco de câncer de próstata em alguns homens.
Embora haja controvérsias, os exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata devem ser realizados anualmente e incluem dosagem do PSA e toque retal. Para a maioria dos homens, recomenda-se que esses exames comecem a ser feitos aos 50 anos, e que sejam repetidos anualmente.
Da mesma forma, fazer uma atividade física ao menos 30 minutos por dia, manter o peso adequado à altura (já que estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado), diminuir o consumo de álcool e não fumar, são algumas das recomendações que ajudam a prevenir contra essa e ...
12 dicas para prevenir o câncer
Confira agora neste artigo.
Sete dicas para cuidar bem da próstata
Na maior parte dos casos, a próstata aumentada é provocada pela hiperplasia da próstata, uma condição benigna que causa apenas o aumento da próstata, no entanto também pode ser um sinal de problemas mais sérios, como o câncer.
Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura; Consumir tomate; Pelo menos 30 minutos diários de atividade física; Manter o peso adequado à altura; Diminuir o consumo de álcool; Não fumar; Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina; Quem tem histórico familiar ...
PSA menor que 2,5 – Baixo risco de câncer. PSA entre 2,5 e 10 – Risco intermediário de câncer. PSA maior que 10 – Alto risco de câncer. PSA maior que 20 – Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença com metástases.