A mecanização pode reduzir os custos da produção em cerca de 30%.
A tecnologia pode influenciar as atividades do campo com técnicas mais produtivas, equipamentos e maquinários capazes de aumentar e melhorar a colheita, a produção e o plantio, pesquisas e desenvolvimento de grãos e condições mais fortes de vida, entre outras mil possibilidades.
São elas:
Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.
Uma das grandes vantagens do agronegócio, associada à modernização do campo, é o aumento da produção de alimentos e produtos oriundos do campo, como óleos, vinhos, tecidos e até cigarros, com a plantação do tabaco.
A tecnologia é fundamental para o aumento da produção via aumento da produtividade, e para se fazer a gestão de todos os processos envolvidos com a produção de um produto alimentício. Isto, independente da escala de produção.