Mecanismo de ação O T4 é, na verdade, um precursor do T3. Quem realmente age nas células é o T3. Grande parte do T4 produzido, ao chegar em órgãos ou tecidos, é transformado em T3 para utilização das células. Portanto, o T3 é efetivamente o hormônio tireoidiano que age no nosso organismo.
Tratamento de Hipertireoidismo
O tratamento é feito com fármacos antitireoidianos, cirurgia e iodo radioativo. Os fármacos antitireoidianos (metimazol e propiltiouracil) controlam o hipertireoidismo durante seu uso e podem induzir à posterior remissão da doença.
O hipertireoidismo subclínico é um quadro no qual os níveis séricos de hormônios tireoidianos estão dentro da faixa de referência, enquanto os níveis séricos de tirotropina (TSH) são subnormais (≤0,4 mU por litro).
Quando a causa do hipertireoidismo é central, ou seja, uma hipófise mal funcionante, teremos um TSH muito alto associado a um T4 também muito elevado. 2- A tireoide se torna um órgão independente, produzindo T3 e T4 ao seu bel prazer, ignorando os níveis de TSH sanguíneo.
Remédios caseiros para hipotireoidismo