Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.
As necessidades de ventilação, iluminação e segurança, entre outras, devem ser consideradas na escolha de janelas e portas para áreas úmidas. As chamadas áreas úmidas de um imóvel, como banheiros e áreas de serviços, precisam de atenção especial quando o assunto é ventilação.
Calcular quantos exaustores serão necessários em sua empresa é muito simples, basta seguir a fórmula: Multiplique o comprimento, a largura, a altura e o nº de trocas de ar/hora (Vide Tabela) da sua empresa e na sequência divida o resultado por 4.
Para ter certeza qual exaustor escolher para seu empreendimento, torna-se fundamental fazer o seguinte cálculo: - Multiplique a largura, altura e o comprimento do local. O resultado define o volume de ar; - Multiplique o volume de ar por 20 se for um ambiente comum ou por 40 em casos que haja a presença de fumaça.
Com relação ao acionamento do exaustor para banheiro, você tem algumas opções: instalá-lo com um sensor de presença que liga o sistema automaticamente, assim que alguém entra no cômodo; conectá-lo a um interruptor exclusivo para a ativação manual; ou, ainda, ligá-lo ao interruptor de luz do banheiro ou lavabo.
Tipos de exaustores industriais mais vendidos
Exaustor:
A opção que costuma ser mais efetiva para todos os tipos de ambiente industrial, é o exaustor axial. Este modelo trabalha com pressão negativa, retirando o ar interno promovendo a renovação constante do ar ambiente.