Confira abaixo como deve-se efetuar os cálculos:
TUE: Tomadas de Uso Específico São chamadas de específicos os pontos de tomada que alimentam uma corrente nominal superior a 10A. A carga desse ponto de tomada deve ser a carga do equipamento que será utilizado no local. São destinadas a ligação de equipamentos fixos e estacionários.
Tabela utilizada para definira fator de demanda para circuitos de tomada (TUE). No exemplo que utilizamos são três circuitos de uso especial, e nesse caso, o fator de demanda é de 0,84. Agora basta multiplicar a potência de 9.
Em resumo, o interruptor simples acende ou apaga em apenas um botão o ponto de iluminação. Já o interruptor paralelo, permite controlar um ou mais pontos de iluminação por meio de interruptores diferentes.
Na Europa, por exemplo, os tipos mais utilizados são o C e o F, ambos com dois pinos redondos. Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos. Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos. O mais adequado é pesquisar antes de viajar e comprar o adaptador compatível antes de ir.
Estas são as 10 melhores marcas de tomadas e interruptores do mercado brasileiro de materiais elétricos
Siemens é uma das melhores marcas de disjuntores atualmente no mercado.
Tomada inteligente: conheça sete modelos para comprar no Brasil
A Norma ABNT NBR5410 define que, em todos os cômodos: – tomadas baixas devem estar a 30cm do chão, no mínimo, sendo a altura ideal 40cm do piso. – tomadas altas, quando necessárias, devem estar a uma altura de 2 m até 2,25 m do piso acabado.
Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros. Já nas cozinhas, copas, lavanderias e áreas de serviço, são 3,5 metros para cada tomada. Nos banheiros, pelo menos um ponto de tomada com uma distância mínima de 60cm do limite do boxe.
Há duas formas básicas de instalar uma nova tomada elétrica: instalando fiação elétrica de um disjuntor de circuito até um novo local ou de outra tomada no mesmo espaço. Dependendo de onde você estiver instalando uma nova tomada – área de convívio, porão ou área externa –, o acesso à energia poderá variar.