O que se deve levar em conta na alfabetização de idosos
Uma boa atividade nessa etapa de educação é recortar em um papel as sílabas que a criança já aprendeu e unir para formar palavras: Por exemplo: “DA-DO”, DE-DO”, “LU-A”, “FO-FO”, “LA-DO”, “FA-DA”, “BE-LA”, “BI-FE”, “LO-BO”, “FI-O”, “DI-A”, etc.
Orientações:
O método fônico, também chamado de método fonético, é um método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, começando com as letras mais simples (vogais) e caminhando até as mais complexas (consoantes) para, depois, utilizá-las para formar sílabas e palavras.
A sílaba tônica é a sílaba emitida com mais ênfase, sendo que em cada palavra há apenas uma sílaba tônica. ... Assim, a chamada sílaba átona é a que possui menor intensidade numa palavra. Exemplos: a-ba-ca-xi: xi é a sílaba tônica; as outras são átonas.
SEPARAR EM SÍLABAS
A leitura de pequenas palavras com sílabas simples é essencial na alfabetização inicial. As sílabas simples são formadas, principalmente, por uma consoante e uma vogal (mo, ca, pe, zi, jo, su, ra, fi, bo,…).
A sílaba tônica é a penúltima "BE", classificada portanto como uma paroxítona .
As famílias silábicas são inicialmente compostas por consoante e vogal (da, de, di, do, du) e recompostas para formar novas palavras. Gradativamente, pequenas frases e textos são propostos, a partir de combinações entre sílabas já estudadas.
Cartaz Família Silábica Q : qua, que, qui, quo.
Das 26 letras etruscas, os romanos adotaram 20: A, B, C, D, E, Z, H, I, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, V, X.