O código genético é constituído por 64 códons. ... Existem aminoácidos que são codificados por dois ou mais códons, situação que denominamos código genético degenerado. Essa expressão “código genético degenerado” significa que um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de um códon, mas o contrário não ocorre.
De uma maneira resumida, podemos dizer que o processo de síntese proteica ocorre em três etapas: iniciação, alongamento e finalização. O processo inicia-se quando uma subunidade ribossomal pequena liga-se ao mRNA no códon de iniciação, o qual é identificado por uma molécula de tRNA que transporta metionina.
O código genético forma os modelos hereditários dos seres vivos. ... É nele que está toda a informação que rege a sequência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos. Estes são compostos de desoxirribose, fosfato e uma base orgânica, do tipo citosina, adenina, guanina ou timina.
O DNA é uma molécula extremamente importante para os seres vivos e que possui as seguintes funções: Armazenar e transmitir as informações genéticas. Funcionar como molde para a síntese da molécula de RNA.
Resposta. A função de qualquer gene viral é apenas de se reproduzir. Vírus não conseguem usar nenhuma proteína com alguma função especifica, exceto os retrovírus que consegue converter o RNA em DNA, o resto do material genético dos vírus só tem a função de reprodução.
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Cada filamento de cromatina constitui um cromossomo. ... Um cromossomo pode ser demarcado ao longo de seu comprimento em milhares de regiões chamadas de genes. A função dos cromossomos é controlar as funções das células. Além disso, eles carregam as informações genéticas de um indivíduo, através dos genes.
Porque no processo de produção de gametas, eles sofrem meiose transformando as celulas 2n(diploides) em células n(haploides). Já as células somáticas, elas se dividem por mitose, ou seja, mantem o numero de cromossomos 2n(diploides).
Nos humanos, as células somáticas são células diploides, contendo dois conjuntos de cromossomos (2n). Essas células podem ser encontradas na pele, sangue e células musculares. O número de cromossomos (n) difere em diferentes organismos, e em seres humanos, o conjunto completo (2n) compreende 46 cromossomos.
Resposta. Resposta: Nos humanos, as células somáticas são células diploides, contendo dois conjuntos de cromossomos (2n). Essas células podem ser encontradas na pele, sangue e células musculares.
Toda célula de um organismo multicelular é chamada de célula somática, exceto os gametas. Dessa forma, as células somáticas representam todas as células do corpo que possuem o conjunto gênico completo, ditas diploides. O termo “somático” significa “corporal”, proveniente do grego: sōmatikós.
Uma célula é n se for haploide e 2n se for diploide. 4n seria um caso mais particular, relacionado a poliploidia. No que toca a divisão, a meiose é reducional, ou seja, reduz o número de cromossomos. Portanto, uma célula diploide (2n) origina 4 células haploides (n).
Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes.
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.