A autoimunidade acontece devido a uma falha no sistema imunológico que não consegue diferenciar os invasores de suas próprias células, órgãos e tecidos saudáveis. Em alguns casos, ela atinge o sangue, ossos, articulações e os músculos. A doença não tem cura.
A autotolerância é a perda da capacidade do sistema imunológico do indivíduo de distinguir o que é próprio (self) daquilo que não é próprio (non-self). Ou seja, o sistema imunológico passa a não reconhecer células do próprio organismo como células estranhas ou invasores e passam a atacá-las.
Ramo da Medicina que estuda as alterações da imunorregulação e as doenças daí resultantes.
A relação entre infecções e autoimunidade é complexa. Inflamação, infecção, fatores ambientais e alterações no funcionamento da apoptose contribuem, em conjunto, para o início e manutenção da autoimunidade em indivíduos geneticamente predispostos. Diversos microorganismos participam do desenvolvimento desses processos.
As causas das doenças autoimunes ainda não são desconhecidas. A teoria mais aceita é que fatores externos estejam envolvidos na ocorrência dessa condição, principalmente quando há predisposição genética e o uso de alguns medicamentos.
Diversas doenças e desordens são causadas por mecanismos auto-imunes. As doenças auto-imunes podem geralmente ser divididas naquelas que são sistemáticos e naquelas que são localizadas e somente afectar um determinado tecido ou órgão.
Uma doença autoimune é caracterizada por uma desordem no sistema imunológico, onde o próprio corpo passa a atacar determinadas regiões do organismo, como uma resposta autoimune....