Para Belarmino, a partir da publicação da Resolução 586 o farmacêutico pode exercer o papel de profissional de saúde, inclusive prescrevendo medicamentos com orientações precisas, descritas em um receituário, e o melhor, de acordo com a legislação.
O farmacêutico clínico é o profissional que é apto para promover o uso racional de medicamentos por meio da revisão e acompanhamento de tratamentos interações medicamentosas, assim como descreve a regulamentação CFF 585/2013.
8) Como deve ser feito o registro das consultas farmacêuticas? O registro deve ser feito no prontuário do paciente. Este pode conter somente o registro do farmacêutico quando ele estiver atuando em consultório farmacêutico, farmácias ou drogarias não vinculadas a serviços de saúde.
1_O que estabelece a RDC n°44/2009? Estabelece os critérios e condições mínimas para o cumprimento das Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias.
2) Quais os serviços farmacêuticos que podem ser prestados nas farmácias e drogarias? ... De acordo com o artigo 61 da RDC 44/2009, poderão ser prestados a atenção farmacêutica e perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.
Hipolabor ajuda: Quais os serviços farmacêuticos que podem ser prestados nas farmácias?
Aferir a pressão arterial é um dos procedimentos que o farmacêutico pode realizar na farmácia, assim como buscar conhecer melhor o paciente para conhecer melhor seu histórico de uso de medicamentos e fazer a orientação correta”, esclarece Rodrigo Silveira Pinto.
3o Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos ...
O comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos só pode ser exercido por empresas e estabelecimentos licenciados pelo órgão sanitário local competente. Por isso, para abrir uma farmácia, você deve solicitar a Autorização de Funcionamento (AFE Anvisa).