Assim sendo, a psicologia é uma ciência significativa na área da enfermagem, pois busca compreender o ser humano, na qual possibilita adquirir conhecimentos e habilidades imprescindíveis para uma melhor ação do enfermeiro em relação as necessidades e bem-estar do paciente.
Com ajuda da psicologia o enfermeiro irá ter a capacidade de ver o problema, entender o comportamento do paciente, e orientar esse paciente sobre a sua doença sem lhe causar mais algum dano emocional. ...
Aliar a psicologia com a enfermagem é fundamental para a preparação do futuro profissional com a realidade que ele vai encontrar após a formação. A paciente quando é acometido pela doença entra em um estado de abalo emocional, de insatisfação, de medo e também de angústia.
A Psicologia da Saúde é a área da Psicologia que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, buscando compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e comportamentos associados à doença.
Para Rodríguez-Marín (1995) e para Rodríguez e Garcia (1996), na psicologia social da saúde interessa o estudo da conduta da saúde/doença em interação com outras pessoas ou, igualmente, com produtos da conduta humana, técnicas diagnósticas e de intervenção, organizações de cuidado de saúde, etc.
De acordo com a definição do órgão que rege o exercício profissional do psicólogo no Brasil, o CFP (2003a), o psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades como: atendimento ...
O objetivo do psicólogo hospitalar é auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização, devendo prestar assistência ao paciente, seus familiares e a toda equipe de serviço, levando em conta um amplo leque de atuação e a pluralidade das demandas ( ...
O profissional especializado nessa área é o responsável por avaliar, diagnosticar e tratar o sofrimento psicológico. É importante ressaltar que a psicologia clínica não diz respeito somente aos distúrbios e disfunções mentais, embora estejam incluídos.
O psicólogo hospitalar desenvolve a partir do encontro com o paciente, o resgaste da essência da sua vida que foi suspensa pela doença e consequentemente a internação. Com base numa visão humanística com atenção aos pacientes e familiares, a psicologia hospitalar ver o ser humano em sua essência e integridade.
Em um hospital, o papel do psicólogo é lidar com sentimentos, uma vez que, ao ser internado, o paciente perde sua autonomia e independência. ... O trabalho dos psicólogos propõe uma discussão das condições de humanização no ambiente hospitalar, com o ímpeto de melhorar o sistema de assistência.
Por humanização, entende-se a forma de assistência que valoriza a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico e o reconhecimento dos direitos dos pacientes.
É uma modalidade de intervenção psicológica que visa acolher e responder às demandas espontâneas por ajuda psicológica no exato momento de sua urgência, colocando à disposição dos discentes um tempo e um espaço de escuta abertos à diversidade e pluralidade de demandas.
O objetivo da triagem psicológica é realizar uma compreensão inicial do sofrimento apresentado pela pessoa que procura alguma forma de alivio para seu sofrimento, possibilitando a elaboração de hipóteses diagnósticas e a sugestão de caminhos investigativos para a escolha do encaminhamento mais apropriado.
A entrevista de triagem é um tipo de entrevista de emprego que funciona como uma forma de pré-seleção dos candidatos. Nela, os profissionais são avaliados para passar à próxima etapa do processo seletivo. Para tanto, devem demonstrar os pré-requisitos básicos para exercer as atividades do cargo.
A EOCA é utilizada como ponto de partida em todo processo de investigação diagnóstica das dificuldades de aprendizagem. Este instrumento consiste em uma entrevista estruturada que põe em evidência o aprendizado e conta como reativos quaisquer material, dependendo da idade do educando e da queixa.