O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Com a intervenção de aparelhos, os órgãos continuam ativos por alguns dias, no máximo até uma semana. O quadro de morte encefálica só pode ser confirmado pelo médico após a realização de exames padronizados pela resolução 1.
Na morte cerebral ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro e, por isso, a recuperação não é possível. Já o coma é uma situação em que o paciente mantém algum nível de atividade cerebral, que pode ser detectado num eletroencefalograma, e há esperança de recuperação.
O tronco encefálico é de tamanha importância para o coma e consequentemente para a Morte Encefálica, que em todos os países da antiga coroa britânica exceto EUA, basta a constatação de lesão irreversível do tronco para o diagnóstico de morte encefálica.
Um estado vegetativo ocorre quando o telencéfalo (a maior parte do cérebro) é gravemente lesionado (tornando as funções mentais impossíveis), mas o sistema reticular ativador ainda está funcionando (tornando a vigília possível). O sistema reticular ativador controla se uma pessoa está desperta (vigília).
Como estimular os dois lados do cérebro: 2 – Desafie-se Tente realizar tarefas que ampliem a sua área de conforto. Inscreva-se em um curso de idioma, aprenda um novo idioma, etc. Crie oportunidades para que você possa ultrapassar barreiras e estimular o seu cérebro.