Transubstanciação é a conjunção de duas palavras latinas: trans (além) e substantia (substância), e significa a mudança da substância do pão e do vinho na substância do Corpo e Sangue de Jesus Cristo no ato da consagração. Isto significa que esta doutrina defende e acredita na Presença Real de Cristo na Eucaristia.
Fala a respeito da santa ceia, ato praticado pelos cristãos. Lembra a morte de Jesus, onde o pão e o vinho, após a oração, passa a ser símbolo do corpo e do sangue de cristo sem sofrer alteração.
Significado de Eucaristia substantivo feminino Comunhão; sacramento cristão, católico através do qual o pão e o vinho se tornam o corpo e o sangue de Cristo. Banquete; momento mais importante de um culto em que há a celebração desse sacramento, com a hóstia sagrada.
O Sacerdote vai fazer uma pequena oração (bem rápida),e vai perguntar seus pecados (não se preocupe em em responder pois o Padre não pode contar para ninguém),no final ele pode te aconselhar dependendo de seus pecados (ou se for preciso),depois ele vai fazer outra pequena oração (na qual você é perdoada por Deus),e ...
No momento indicado, faça o sinal da cruz e diga "Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz (insira o período de tempo aqui) desde a minha última confissão." Isso é o que tradicionalmente se diz no confessionário, mas você também pode apenas cumprimentar o padre, se preferir. Ele sabe o que está fazendo.
No primeiro, a pessoa deve colocar-se em oração,pedir a Deus a graça de uma sincera contrição; no segundo, fazer um bom exame de consciência ao rezar, lembrar como foi a caminhada da última confissão até o presente; depois, buscar o sacerdote e confessar. Por fim, após a confissão, cumprir a penitência.
O Ato de Contrição é o seguinte: "Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia.
A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva e foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica por volta do século XI.
A Quarta-feira de Cinzas é inspirada em um antigo ritual judaico, que remete à fragilidade da vida humana, transitória e sujeita à morte. No rito, as pessoas jogavam as cinzas de ervas queimadas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.