As barreiras administrativas ocorrem quando a empresa processa suas informações considerando a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc.
- Barreiras psicológicas: são os preconceitos e estereótipos que prejudicam a comunicação. Estão relacionados com atitudes, crenças, valores e cultura das pessoas.
A barreira semântica é a barreira de significado das palavras. Para ficar mais claro, imagine um advogado conversando com seu cliente. Se ele optar por usar termos técnicos da área jurídica, é possível que o receptor da mensagem saia com mais dúvidas do que esclarecimentos. Logo, não houve uma comunicação efetiva.
Principais tipos de problemas por falta de comunicação
Como evitar as barreiras da comunicação nas empresas?
Assim, neste tipo de barreira de comunicação, o que mais acontece são erros, falhas, mal entendidos, e a pior das consequências: a demora na tomada de decisão, que precisa, cada vez mais, ocorrer da forma acelerada, para que assim, os processos não fiquem paralisados.
Barreiras burocráticas X Facilitação de processos Às vezes as empresas utilizam sistemas de gestão que dificultam a comunicação entre os setores. Para superar este problema, a sugestão é investir em processos que facilitem a troca de informações e a aproximação.
Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde. Quando receber ordens verbais ou resultados de exames por telefone, ouça com atenção e anote tudo no prontuário. Depois, leia para a pessoa o que você escreveu e confirme se a informação está correta. Fique atento!