A cultura Nok produziu esculturas de cabeças humanas e figuras animais e humanas em terracota, as mais antigas esculturas desse tipo produzidas na África Subsaariana. Cabeças de terracota que se aproximam do tamanho real eram frequentemente parte de uma figura completa, mas as outras porções se perderam.
2 Duas características marcantes da cultura Nok são a fun- dição de metais, produzindo artefatos variados (armas, pontas de flecha e argolas para adorno pessoal), e a cerâmica, com a produção de cabeças em terracota.
A importância da produção dos povos da região de Nok sugere que essa cultura representaria o tronco ancestral do qual derivariam as características essenciais das tradições esculturais dos demais povos que habitaram essa região da Nigéria em períodos posteriores.
O seu extenso legado constitui aquilo que se chama a Cultura Nok. Por razões desconhecidas, esta cultura desvaneceu-se por volta do século II ou III da nossa era. Eram principalmente agricultores sedentarizados que cultivavam o inhame (para alimentação) e produziam óleo de palma, sendo provável que não criavam gado.
Cultura Nok é uma cultura que se desenvolveu na região onde hoje se encontra a Nigéria aproximadamente entre 1.
Os NOK eram um povo nômade de caçadores e guerreiros que se estabeleceram na século X a.C. na bacia do Níger, hoje Nigéria. O estilo artístico Nok é uma prova importante das tradições culturais pré-coloniais da África Ocidental.
Origem. Nok é o nome de uma pequena aldeia de mineração no centro da Nigéria, onde em 1928 as primeiras evidências dessa cultura foram encontradas. Como não há prova escrita recebida, o nome original dessa civilização permanece desconhecida.
NOK, código da coroa norueguesa, moeda oficial da Noruega, no padrão ISO 4217.
substantivo feminino Termo de origem italiana que designa um tipo de cerâmica, rígida e durável. A argila empregada é de superior qualidade. A terracota também tem sido usada na confecção de telhas, vasos de flores, monumentos e outros objetos.
Cultura Nok é uma cultura que se desenvolveu na região onde hoje se encontra a Nigéria aproximadamente entre 1.
Resposta. nos oasis do deserto do saara.
As formas de arte africana A pintura é empregada na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas. ... Serve também para o acabamento das máscaras e para os adornos corporais (pinturas corporais). A mais importante manifestação da arte africana é, porém, a escultura.
Compreende-se por arte africana a totalidade de expressões artísticas presentes no continente africano, sobretudo na região subsaariana. Dessa forma, suas populações possuem particularidades e costumes diferentes o que, obviamente, se reflete na arte produzida por elas.