7 tratamentos naturais para fascite plantar
A prescrição de medicamentos (ou remédio) anti-inflamatórios não esteróides (AINE's), como por exemplo o ibuprofeno ou naproxeno, por norma em comprimidos ou pomada anti-inflamatória permitem aliviar a dor e reduzir a inflamação da fáscia plantar.
O tratamento para a fascite plantar consiste no uso de compressas de gelo para alívio da dor, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia....O tratamento para fascite plantar pode ser feito com:
Compressa de espinafre. O espinafre é um ótimo remédio caseiro para diminuir as dores causadas pelo esporão de calcâneo, pois tem Zeaxantina e violaxantina que têm forte ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir a dor. Corte o espinafre e amasse-o bem, coloque sobre o local do esporão e prenda com uma gaze.
O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.
Fisioterapia, exercícios de alongamento, massagens são medidas bem-vindas no tratamento do esporão do calcâneo. Há casos, porém, em que a indicação por um médico de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios se faz absolutamente necessária.
Você também pode usar pomadas específicas, como Cataflan, Remongel, Calminex ou Voltaren, sempre receitadas pelo seu médico. Usar uma palmilha de silicone é uma boa estratégia para diminuir a pressão do peso do corpo sobre a região dolorida.
Como tratamento caseiro é importante utilizar CALOR para o tratamento do esporão de calcâneo. A realização de escalda pé com água quente e sal grosso pode ajudar no alívio da dor. Indico também o tratamento com sessões de Acupuntura.
O esporão no calcanhar surge devido ao acúmulo de cálcio debaixo do pé ao longo de vários meses, que acontece devido ao excesso de pressão sobre o mesmo local e principalmente devido ao aumento da tensão sobre a fáscia plantar, que é um tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos.
Modo de preparo: Corte o caroço de abacate em pequenos pedaços. Depois liquidifique ele junto com os 500ml de alcool. Coloque o líquido numa garrafa e acrescente as 4 pedras de cânfora. Tampe o recipiente e deixe apurar por 5 dias.
Pode e deve fazer; porém deve-se evitar atividades de impacto (corrida em esteira, caminhadas longas) e priorizar trabalho de alongamento da panturrilha e fortalecimento. Muita atenção ao calçado (use tênis de corrida com amortecimento adequado).
Indivíduos com fascite plantar e esporão de calcâneo, na fase inicial onde o processo inflamatório está presente, podem fazer atividades físicas de baixo impacto, como por exemplo: Caminhadas, Natação, Ciclismo, Hidroginástica, entre outras.
Podem ser utilizados alguns exercícios de alongamento da fáscia plantar, como puxar os dedos do pé para cima durante 20 segundos ou rolar o pé em cima de uma bola de tênis, para melhorar a elasticidade da fáscia e evitar que ela cause muita pressão sobre o esporão, aliviando a dor.
ACIDENTE DO TRABALHO – ESPORÃO CALCÂNEO. A ausência do nexo de causalidade e/ou da efetiva redução da capacidade laborativa inviabiliza a concessão do benefício acidentário.
Logo, tem cura. Existem duas entidades conhecidas como esporão de calcâneo. A mais comum é a fascite plantar, tratada na grande maioria dos casos com programa de exercícios para alongamento da musculatura posterior da perna e da própria fáscia plantar, cujo prognóstico de cura é alto.
Sentado com o joelho dobrado, segure o calcanhar com uma mão e na outra puxe o “dedão do pé” para cima. Mantenha por 30 segundos. Repita no outro pé. Sentado coloque uma coloque uma toalha abaixo do pé e depois vá puxando a toalha com a ponta dos dedos dos pés.
O esporão é a calcificação dos tecidos, devido à inflamação do osso calcâneo — o maior de nosso pé....6 dicas ótimas de como aliviar a dor no esporão: confira!
A fascite plantar está entre os principais diagnósticos e causa dor na sola do pé, na região próxima ao calcanhar, chamada fascia plantar. O problema pode atingir qualquer pessoa, mas é mais comum em quem pratica caminhada ou corrida regularmente e quem trabalha diariamente em pé.
POSSIBILIDADE. O auxílio-acidente será concedido ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. Artigo 86 da Lei nº 8.
A fascite plantar é normalmente causada por sobrecarga mecânica. Dessa forma, caminhadas, corridas ou qualquer atividade de impacto tende a piorar a fascite plantar. Dê preferência para natação, musculação, ciclismo e outras afins.
Cirurgia para Fascite Plantar Normalmente, a cirurgia não é necessária para a fascite plantar. Cerca de 95 em cada 100 pacientes com fascite plantar são capazes de aliviar a dor na base do calcanhar sem cirurgia.
Esporão do calcâneo - cirurgia Pode ser realizada por cirurgia aberta ou por artroscopia. A cirurgia é geralmente realizada sob anestesia local ou loco-regional. Apesar de ser uma cirurgia segura, comporta algumas complicações à semelhança de qualquer procedimento cirúrgico.
Fique de pé e apoie a parte dianteira do pé lesionado na borda de um degrau. Sem apoiar o calcanhar e o mediopé, tente alcançar a base do degrau, até sentir que o arco do pé está sendo alongado. Mantenha-se nessa posição por 30 segundos. Relaxe por alguns segundos e repita mais duas vezes o exercício.
O fisioterapeuta atua no tratamento da faciite plantar, após confirmação do diagnóstico pelo ortopedista. Médico ortopedista especialista em pé e tornozelo e familiarizado com o programa domiciliar de alongamento excêntrico da fáscia plantar para acompanhar a evolução do tratamento.