crossorigin="anonymous">
A força elástica é uma força restauradora, ou seja, age no sentido de restabelecer a condição que o corpo tinha antes de ser deformado. Em regime elástico, essa força tem proporcionalidade com a deformação do corpo, sendo equacionada pela Lei de Hooke.
Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
Deformação específica (ε ) é a relação entre o alongamento total ( l∆ ou δ ) e o comprimento inicial ( 0 l ). porcentagem multiplicando por 100. É uma grandeza vetorial que foi introduzida na resistência dos materiais em 1822, por Augustin Louis Cauchy.
A elasticidade define-se como sendo a propriedade que certos materiais apresentam de serem capazes de recuperar a sua forma e o seu estado inicial, depois de terem experimentado uma deformação provocada por uma força exterior.
Deformação é a mudança na forma e tamanho de um corpo quando uma força é aplicada no mesmo. Figura 1 - A tensão excessiva em materiais frágeis como este encontro de ponte de concreto pode provocar sua deformação até a ruptura. Pela medição da deformação, os engenheiros podem prever a tensão do material.