Segundo o autor, a ciranda seria de origem portuguesa, tendo chegado ao Brasil no século XVIII, predominando no Estado de Pernambuco, na Mata Norte e no litoral.
Coloque a cantiga escolhida que pode ser “Ciranda cirandinha” e cantem juntos. Deixe que os bebês brinquem livremente, criando movimentos com os corpos. Para isso, toque e cante a música mais de uma vez.
Dança. Na marcação do zabumba, os cirandeiros pisam forte com o pé esquerdo à frente. Num andamento para a direita na roda de ciranda, os dançarinos dão dois passos para trás e dois passos para a frente, sempre marcando o compasso com o pé esquerdo à frente. Os passos podem ser simples ou coreografados.
Mas Renato Russo era o poeta do rock.
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.
Ciranda, cirandinha, Vamos todos cirandar Vamos dar a meia volta, Volta e meia vamos dar.
Resposta. A MAIOR PALAVRA DESSA CANTIGA É CIRANDINHA ELA É COMPOSTA POR 4 SILABAS ENTAO ELA É PROPAROXITONA.
D-C) 8 VERSOS E 3 ESTROFES.
AGORA COMO É O POEMA CIRANDA CIRANDINHA Vamos todos cirandar! ENTÃO PELO O QUE EU VI TEM 12 VERSOS.
as rimas do poema são, ( ) ciranda e dar/ quebrou e acabou ( ) cirandinha e volta/destes e tinha ( ) anel e amor/vidro e quebrou ( ) destes e tinha/volta e dar
A resposta é a letra A, pois há rimas nela....
O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.