Para dar sentido aos números, um padrão é atribuído à sequência. Dessa forma, o número é dividido em 15 seções. Três delas são os limites laterais e o centro do código. As 12 restantes, com sete dígitos cada, formam dois agrupamentos, um à esquerda e outro à direita.
substantivo feminino Ação ou efeito de codificar, de reduzir a código, colocando num modo de representação através de símbolos. [Informática] Transmissão ou conversão de dados por meio de um código.
Para se verificar se o número do código de barras está correto, procede-se da seguinte forma: fazendo a leitura do número da direita para a esquerda (isto porque se deve começar pelo algarismo de controlo), adicionam-se todos os algarismos que estão nas posições ímpares (primeiro algarismo, terceiro algarismo, …) e ...
O código de barras é uma representação gráfica de uma sequência de números ou letras. Para que o leitor consiga identificar a informação que precisa, ele é representado por meio de um código binário. A simbologia mais utilizada é a EAN-13, composta por 13 dígitos, para identificação de itens comerciais.
O número é dividido em 15 seções, em que três são os limites laterais e o centro do código. ... Cada item é lido a partir dos códigos binários nas listras. De lá, a máquina consegue entender o tipo de código de barras utilizado (normal, itens pesados, remédios e cupons), o número do fabricante e o código do produto.
Em um boleto autêntico, o código de barras que aparece na região superior do documento deve ser o mesmo que aparece na parte inferior. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco emissor do documento — por exemplo, boletos do Bradesco sempre começam com 237, e os da Caixa, com 104.