O pré-modernismo não é considerado uma escola literária. É um período da literatura brasileira que aconteceu do início do século XX até a Semana de Arte Moderna, em 1922. Nesse período aconteceu a transição de escolas, do Simbolismo para o Modernismo.
O objetivo dos modernistas dessa fase era mostrar que não queriam nada do que já havia sido feito. Com um caráter essencialmente destruidor, essa geração buscava o moderno, o polêmico, o original e o nacionalismo, em uma da tentativa de representar o cotidiano da sociedade brasileira.
O modernismo no Brasil nasceu a partir da insatisfação política e da busca pala formação de uma identidade nacional. ... Os artistas pretendiam terminar com a estética tradicional, criar uma identidade nacional a partir da representação do cotidiano, além de reestruturar a política do país.
As primeiras manifestações artísticas do Brasil ocorreram muito antes dos portugueses desembarcarem em terras brasileiras. As formas artísticas mais antigas foram encontradas no Piauí, são pinturas rupestres e têm cerca de 15.
A Arte Colonial Brasileira se expressou especialmente pela escultura, desenho, pintura e arquitetura que eram utilizados, sobretudo na construção e ornamentação de igrejas, conventos e mosteiros. Por meios de desenhos e pinturas desse período é possível conhecer o cotidiano do país que estava sendo transformado.
estilo Barroco
Seus autores introduziram, ainda de forma relativamente leve, a compreensão de que outros estilos artísticos – tais como romantismo, realismo, impressionismo e simbolismo – foram tratados pelos artistas brasileiros – embora reconhecessem neles sempre uma abordagem conservadora.
O estudo do Academismo no Brasil está vinculado ao conhecimento da história da Academia Imperial, o centro de irradiação do novo sistema de ensino e produção de arte que se tornaria dominante sobre todo o Brasil, tomada como modelo para a abertura de cursos semelhantes em outros locais.