Uma circunferência circunscrita a um retângulo irá tocar nos vértices do retângulo e o raio será a metade da diagonal do mesmo.
Olhem bem, o apótema r, ou o raio da circunferência inscrita no triângulo equilátero equivale a 1/3 da altura do triângulo. Já o raio R, ou o raio da circunferência circunscrita no triângulo equilátero equivale a 2/3 da altura do mesmo triângulo.
Circunferência circunscrita de triângulos Os vértices de um triângulo, como extremos de cada lado, se encontram na mesma distância dos pontos de suas mediatrizes, logo o ponto onde estas se cortam é equidistante dos três vértices: o circuncentro.
Apótema do triângulo
O centro C da circunferência é o ortocentro e baricentro do triângulo equilátero. Logo, seu comprimento equivale a 1/3 do valor da altura do triângulo. Ou seja, Dessa forma, podemos constatar, também, que o raio r equivale a 2/3 do valor da altura do triângulo.
Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
Portanto, ao pegar o lápis e a régua e unir o ponto A ao ponto E; o ponto E ao ponto D e o ponto D ao ponto A estarás desenhando o triângulo equilátero inscrito na circunferência.
A D , B E , C F . Sabemos que a mediana CF divide o triângulo ABC A B C em dois triângulos CAF C A F e BCF B C F de igual área já que AF=FB A F = F B e a altura tirada na perpendicular a AB é só uma.
Resposta. Observe: O raio do círculo inscrito em um triângulo equilátero é igual a 2/3 da altura do triângulo.
Ou seja, a razão entre os raios dos círculos circunscrito e inscrito de um Δ equilátero é igual a 2.
Dizemos que um polígono está inscrito em uma circunferência quando todos os seus vértices pertencem a ela. Um triângulo equilátero é aquele que possui todos os lados congruentes. Como consequência disso, todos os ângulos dele também são congruentes e medem 60°.
Como o triângulo equilátero está inscrito em um círculo. O raio corresponde a 2/3 da altura do triângulo equilátero e a altura do triângulo equilátero é um terço do produto do seu lado por raiz de 3.
No caso do triângulo equilátero, é possível desenvolver uma fórmula que relaciona a altura à medida do lado do triângulo. Portanto, se um triângulo equilátero possui lado l, sua altura medirá l√32.
No caso dos triângulos, a área é medida através da metade do produto da base pela altura, de acordo com a fórmula: , com b medida da base e h medida da altura.
Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²).