EQST

Quando Cabe Tutela De Urgncia?

Quando cabe tutela de urgência?

300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. ... § 2º A tutela de urgência pode ser concedida liminarmente ou após justificação prévia.

Quais os tipos de tutela antecipada?

Quanto à natureza, as tutelas provisórias são classificadas em tutela antecipada e tutela cautelar. CPC, Art. 294, Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter antecedente ou incidental.

Quais são os tipos de tutela?

PROCESSO CIVIL: Tipos de Tutelas

  • Tutela antecipada. Antecedente. o Antes da propositura da demanda principal. o A urgência deve ser contemporânea à propositura da ação. ...
  • Tutela cautelar. Antecedente. o A petição inicial: ...
  • Tutela de evidência. Dispensa: demonstração de urgência, perigo de dano, ou risco ao resultado útil doprocesso.  Direito evidente.

Quais são as espécies de tutela?

TUTELA E SUAS ESPÉCIES

  • ESPECIES DE TUTELA.
  • TUTELA TESTAMENTÁRIA.
  • TUTELA LEGITIMA.
  • TUTELA DATIVA.
  • TUTELA IRREGULAR.
  • INCAPAZES PARA O EXERCICIO DA TUTELA.
  • ESCUSAS DOS TUTORES.

Quais são os tipos de tutela provisória?

O panorama das tutelas provisórias no novo Código de Processo Civil

  • Tutela provisória de urgência. ...
  • Tutela provisória de urgência antecipada. ...
  • Tutela de urgência cautelar. ...
  • Tutela de evidência.

Quais os tipos de tutela de urgência?

O artigo 294 do novo CPC prevê que a Tutela Provisória pode ser de dois tipos: Tutela de urgência: esse tipo de tutela pode ser, ainda, dividido em tutela de urgência antecipada e tutela de urgência cautelar.

Quais as características da tutela provisória?

A tutela provisória se subdivide em tutela de urgência e tutela de evidência e apresenta como características a sumariedade da cognição e a necessidade de se proteger o direito material invocado em razão do perigo da demora da tramitação do processo ou diante da elevada evidência ou aparência do direito material ...

Quais são as características da tutela provisória?

A Tutela Provisória, por ser proferida com base em cognição sumaria, tem característica de provisoriedade, ou seja, é possível que a qualquer tempo, mediante a ocorrência de alterações fáticas, o juiz reexamine e reforme a decisão que proferiu.

Quais os efeitos da tutela provisória?

A tutela provisória de urgência antecipada antecedente e a estabilização de seus efeitos. Na inteligência do que define o artigo 304 do Código de Processo Civil, a tutela antecipada, requerida em caráter antecedente, torna-se estável, se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso.

O que é um termo de tutela?

O conceito de tutela[1] se refere ao encargo ou múnus público de caráter assistencial que recai sobre pessoa capaz (tutor) para cuidar de um menor (tutelado ou pupilo) e administrar seu patrimônio em caso de falecimento e/ou ausência de seus pais ou em caso de perda do poder familiar (art. 1.

Qual tutela pedir?

Neste sentido estrito, a tutela antecipada é espécie de tutela provisória. Aquele que pretende obter uma tutela antecipada quer que, antes do momento em que será concedida a tutela definitiva, lhe seja dado acesso, total ou parcialmente, ao mesmo bem da vida que é objeto do pedido principal.

Como obter a tutela de um menor?

Para requerer a tutela, nos casos em que não houver prévia indicação pelos pais, o interessado deverá ingressar com uma ação judicial.

Como pedir antecipação de tutela na petição inicial?

A tutela antecipada pode ser pedida em qualquer fase, inclusive em sede recursal. Nesse caso, o pedido será formulada em simples petição, dirigida ao juiz do feito, que conterá as alegações e indicação das provas referentes aos requisitos da tutela antecipada.

Como contestar pedido de antecipação de tutela?

Caso as partes não estejam satisfeitas com a decisão ora proferida pelo juiz quanto a tutela provisória, seja essa decisão que acate ou recuse o pedido pleiteado em sede de tutela provisória, a parte interessada pode recorrer da decisão ao propor o recurso de agravo de instrumento, artigo 1.

Pode pedir tutela de urgência na contestação?

Caráter Antecedente Formas de impugnação, como a contestação, podem ser usadas para impedir a estabilização da tutela antecipada. Assim entendeu, nesta quarta-feira (5/12), por unanimidade, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, ao interpretar amplamente o artigo 304 do Código de Processo Civil de 2015.

É possível pedir liminar em contestação?

5.

Como pedir tutela de urgência na petição?

Para a concessão da tutela de urgência, o juiz pode exigir uma caução, real ou fidejussória, como uma espécie de contra-cautela (garantia do juiz). Se a tutela cautelar ou antecipada for revogada haverá uma responsabilidade objetiva do requerente.

O que significa tutela de urgência em um processo?

A tutela de urgência é uma medida judicial que tem como propósito viabilizar a realização pospositiva ao direito. Se divide em antecipada e cautelar, e é utilizada como serventia para garantir o resultado do processo.

Como contestar um pedido de liminar?

Quem não concorda com a decisão do juiz sobre a liminar pode recorrer desta decisão para a 2ª Instância e pedir que o tribunal conceda ou revogue a liminar. Este é o caminho que o réu pode adotar para "derrubar uma liminar judicial" concedida pelo Juiz. Quem analisará este recurso será um tribunal.

Como impugnar uma liminar?

IMPUGNAÇÃO DA DECISÃO CONCESSIVA DE MEDIDA LIMINAR em Jurisprudência

  1. A decisão monocrática de relator deve ser impugnada mediante agravo (interno, regimental ou legal). ...
  2. Decisão monocrática concessiva de liminar em medida cautelar impugnada mediante agravo de instrumento fundado no art.

Qual o recurso cabível contra antecipação de tutela?

AGRAVO DE INSTRUMENTO - TUTELA ANTECIPADA - Concessão na sentença - Recurso cabível - Apelação - Princípio da singularidade dos recursos - De acordo com o principio das unirrecorribilidade ou singularidade dos recursos, o recurso cabível contra concessão da tutela antecipada na sentença é a apelação .

O que fazer quando o juiz nega antecipação de tutela?

Prosseguimento do processo após decisão que defere a tutela antecipada. Concedida ou não a antecipação da tutela, prosseguirá o processo até final julgamento. É o que diz o § 5º do art. 273 do CPC.

Qual o recurso cabível da decisão do magistrado de primeiro grau que indefere pedido de tutela antecipada?

Logo, o recurso cabível contra sentença em que foi concedida a antecipação de tutela é a apelação. ... A antecipação dos efeitos da sentença pode ser concedida previamente, inclusive em sentença, sendo o recurso cabível contra tal decisão o agravo de instrumento.

O que é antecipação dos efeitos da tutela recursal?

RESUMO: A tutela antecipada tem por objetivo a antecipação provisória dos efeitos da provável tutela dada na sentença final, sendo que isso pode ocorrer em demandas tidas como “urgentes”. Vale ressaltar que existem requisitos para o deferimento de tutelas provisórias. ...

O que é o efeito suspensivo?

O efeito suspensivo causa um entrave no trânsito em julgado da decisão que está sendo contestada. Ele suspende a execução da sentença até que o recurso interposto seja julgado.

O que é efeito ativo recursal?

Esse "efeito ativo", para certa parcela da doutrina, era uma forma de antecipação de tutela, aplicada ao âmbito recursal2. Falava, assim, em antecipação de tutela recursal, expressão que acabou consagrada no antigo art. 527 (com a redação dada pela lei .