Quando a esplenectomia indicada? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A esplenectomia é o tratamento de escolha para uma série de doenças hematológicas benignas, incluindo a púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica trombótica e esferocitose hereditária. Este procedimento também pode ser indicado para algumas doenças malignas específicas que acometem o baço.
Como é feita esplenectomia?
A técnica cirúrgica da esplenectomia é, na maioria dos casos, a laparoscopia, sendo feitos uns pequenos furinhos no abdômen, por onde passam tubos e instrumentos que ajudam na remoção do baço, sem ter que fazer um corte grande.
O que é esplenectomia baço?
A esplenectomia é, de forma sintética, a cirurgia feita para a retirada do baço. Ela é feita caso o indivíduo tenha passado por traumas ou doenças que tenham afetado o órgão em questão.
Quais os tipos de esplenectomia?
No entanto, a esplenectomia laparoscópica não é apropriada para todos os casos. A ruptura do baço , por exemplo, muitas vezes requer esplenectomia aberta. Durante a esplenectomia aberta, o cirurgião faz uma incisão no meio do abdômen e afasta o músculo e outros tecidos para chegar ao baço .
Qual a função do baço no organismo do cão?
O baço é um órgão que auxilia no bom funcionamento da linfa e do sistema imunológico de cães. Porém, por consequência de traumas ou condições médicas, como os tumores, esse órgão pode ser removido e o cão consegue se recuperar e ter uma vida tranquila.
Porque podemos viver sem o baço?
Pode-se viver tranquilamente sem o baço. Isto porque o fígado recicla os glóbulos vermelhos e seus componentes. E, de modo similar, outros tecidos linfáticos do corpo colaboram com a função imune do baço.