O Beribéri é uma doença causada pela deficiência de Tiamina (vitamina B1), substância importante para o metabolismo dos carboidratos e aminoácidos, essencial nas reações que produzem energia.
O diagnóstico do beribéri é feito principalmente a partir da observação dos sintomas, podendo ser confirmado a partir de um exame de sangue que avalia a quantidade de vitamina B1 no organismo.
A Tiamina (vitamina B1) é um nutriente encontrado tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal. Sua manutenção é feita por meio da ingestão regular de alimentos, como legumes verdes, frutas, peixes, fígado, carne vermelha (principalmente a carne de porco), salsichas, legumes secos e os cereais integrais.
A Tiamina, mais conhecida como Vitamina B1, é necessária para a produção de energia, saúde dos nervos e função mental (auxiliando na concentração e memória). Além disso, possui capacidades antioxidantes protegendo as células dos radicais livres.
Assim como outras vitaminas do complexo B, a tiamina protege a saúde do fígado, um órgão vital cuja saúde deve ser garantida. Assim, sua presença adequada no corpo previne que doenças como a hepatite e esteatose (acúmulo de gordura) atinjam o fígado.
O uso da Vitamina B1 - Tiamina trás os seguintes benefícios para o organismo:
Ou seja, você pode optar por fazer a reposição de nutrientes pela manhã, à tarde ou à noite - desde que a cápsula seja ingerida durante uma refeição, como o café da manhã, almoço ou jantar. Isso porque alguns tipos de alimentos ajudam o organismo a absorver as vitaminas e minerais.
A Tiamina (vitamina B1) entra na formação de ATP (trifosfato de adenosina), uma molécula que todas as células do corpo usam como fonte energética. Todas as vitaminas do complexo B, incluindo B1, ajudam o organismo a converter os carboidratos ingeridos em combustível (glicose) para o funcionamento corporal.
Quando a vitamina B1 não é consumida regularmente na alimentação, sintomas leves do beribéri podem surgir, como insônia, nervosismo, irritação, fadiga, perda do apetite e da energia. Esses problemas podem se manifestar após dois a três meses de consumo exclusivo de alimentos pobres em tiamina.
Resposta: A falta das vitaminas PP e B1 pode causar as seguintes doenças: Beribéri (problema de saúde que desencadeia sintomas como fraqueza, formigamento, dor nos membros, falta de ar e inchaço dos membros), lesões gastrointestinais e na pele, e confusão mental.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia acontece quando um nutriente que compõe as células vermelhas do sangue (hemoglobina) está em falta no organismo. Entre esses nutrientes estão proteínas, ferro, zinco e vitamina B12.
Vitaminas C e D são nutrientes-chave para evitar a falta de energia
10 alimentos que dão mais energia e disposição ao corpo
Todas as vitaminas do complexo B: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotônico), B6 (piridonxina), B7 (biotina) e B9 (folato) são essenciais para extrair energia de alimentos, construção moléculas vitais e regulação do metabolismo de neurotransmissores como a serotonina.