Há duas principais espécies de escorpiões mais temidas em solo brasileiro: o escorpião-marrom e o escorpião-amarelo. Esses dois tipos são responsáveis pela quase totalidade dos acidentes com os animais peçonhentos.
Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:
Os pretos ou de cor marrom, apesar de maiores e mais assustadores normalmente levam a dor local porém sua picada causa uma dor e desconforto mais leves, já o amarelo tem um veneno de potência maior podendo em alguns casos causar até a morte. Na ponta da cauda dos escorpiões há uma espécie de espinho chamado de télson.
Normalmente a picada de escorpião provoca dor moderada ou intensa ou formigamento no local. Nos casos mais graves, pode haver náuseas, vômitos, transpiração intensa, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, agitação, salivação e tremores.
Após 5 dias é comum o surgimento de uma casquinha preta na pele que cai, 2 a 3 semanas depois, provocando uma ferida que deve ser tratada no hospital. Cuidados especiais: deve-se manter a região sempre seca e evitar fazer atividade física, pois pode ajudar a espalhar o veneno pelo corpo.