O Plano Sagital divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão. O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal).
Este movimento denomina-se rotação para cima, e sua volta rotação para baixo. No braço e na coxa, as combinações de flexão e adução são denominadas de adução horizontal, e as combinações de extensão e abdução são denominadas de abdução horizontal.
ABDUÇÃO: movimento articular que afasta o segmento da linha mediana do corpo. Ocorre no plano frontal.
A Cadeira adutora e abdutora é um aparelho da linha Biodelta com sistema de alavancas e pesos livres. Na adução ativa de forma completa os músculos adutores da coxa e na abdução, os músculos glúteo médio e glúteo mínimo.
O leg press é um dos mais conhecidos e usados aparelhos de musculação em academias é o exercício mais popular para exercitar os músculos das pernas e também dos glúteos. Porém existem dois tipos de aparelho de leg press: os lineares e os angulares.
Ativando! A ativação de glúteos consiste numa série de exercícios de aquecimento que fortalecem os músculos do rabo e ajudam a melhorar a performance, através de exercícios como agachamentos, saltos e sprints. Devem ser feitos antes da sessão de treino, para aquecer esta zona do corpo e prepará-la para o exercício.
Existem 3 músculos principais que compõem o seus glúteos: glúteo mínimo, glúteo médio e glúteo máximo.
O tratamento pode incluir: Pode ser feita a cada 3 ou 4 horas, por 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça; Administração de medicamentos antiinflamatórios; Fisioterapia; Durante a recuperação da lesão, o esporte ou a atividade realizados anteriormente à lesão, deverão ser mudados para que não piore a condição.
A infiltração com anestésico da região trocantérica e inserção dos tendões também é útil em alguns casos. O tratamento não cirúrgico das lesões dos tendões abdutores é bem sucedido na maioria dos pacientes, incluindo o uso de medicações, fisioterapia e infiltrações.
A maior causa de tendinite glútea é o desequilíbrio muscular. Neste sentido, as mulheres saem com uma grande desvantagem. A tendinite glútea pode acometer uma entre cada 4 mulheres acima de 50 anos. Isto se deve ao fato de que a pelve da mulher apresenta um formato único.
Após a consulta, e dependendo da causa de tendinite no quadril, pode ser recomendado tomar remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, e fazer fisioterapia para tendinite no quadril, que inclui um conjunto de exercícios que ajudam a aliviar a pressão sobre os tendões, diminuindo a dor.
A bursite trocantérica dos quadris acontece por conta de uma inflamação da bursa, uma bolsa que ajuda músculos, tendões e ossos a deslizarem.
No quadril, os tendões dos músculos glúteos (máximo, médio e mínimo) são os mais acometidos por tendinites e tendinopatias. Nestes casos a dor se localiza na região lateral do quadril (sobre o trocânter do fêmur) podendo irradiar pela lateral da perna.