Um humano adulto para de respirar em apenas 30 minutos após a picada. Algumas najas – incluindo todas as cuspideiras – têm uma citotoxina venenosa que ataca o tecido corpóreo e causa dores agudas, inchaço e possivelmente necroses (a morte das células e do tecido do corpo).
Hemachatus haemachatus ou naja cuspideira é uma espécie de serpente que pode medir de 1 a 2 metros, habita savanas úmidas, pastagens e florestas. Alimenta-se de roedores pequenos, aves, lagartos e outras cobras menores. Possui neurotoxina que paralisa o sistema nervoso causando parada respiratória, levando à morte.
Essas cobras vivem na África e em regiões do sul da Ásia. Alguns tipos habitam pradarias, florestas ou desertos. Outros vivem em árvores ou às margens de lagos. As najas são geralmente de uma só cor ou manchadas.
Se a cobra for nascida em território brasileiro, em criadouro clandestino, é negociada a preços mais baixos, com um filhote valendo em torno de R$ 1 mil.
O comprimento máximo de algumas das maiores espécies de cobra são em torno de 3,1 m, com a Naja ashei (2,7 m), sendo a maior da espécie e encontrada na Quênia de acordo com a ONG que cuida da preservação de répteis WildlifeDirect.
A Naja que ficou famosa depois de picar um estudante de veterinária, no Distrito Federal, desde a quarta-feira, 12, tem um novo lar: o Instituto Butantan, em São Paulo. O centro de pesquisa recebeu a cobra e outras seis serpentes exóticas que estavam no zoológico de Brasília.
Pedro Henrique Krambeck Lehmkul foi picado pela naja no último dia 7 de julho e foi internado logo após o episódio em um hospital privado na Região Administrativa do Gama, a 30 quilômetros do centro de Brasília. O quadro do rapaz evoluiu para estado grave e ele chegou a ser colocado em coma induzido.
Taipan
Muitos mitos rodeiam o modo de vida das serpentes. Há quem acredite que essa espécie é extremamente perigosa e, caso não haja a devida cautela, ela pode atacá-lo e até mesmo persegui-lo. Em verdade, o primeiro instinto de uma cobra é naturalmente fugir.
5 das cobras mais venenosas que existem no planeta
surucucu
A cascavel oriental do diamante (Crotalus adamanteus), uma espécie de cobra que habita o sudeste dos Estados Unidos é uma das mais temidas serpentes do país, conhecida por seu poderoso veneno construído e potente. A taxa de mortalidade da picada de cobra é de cerca de 30%.
Jararacuçu (Bothrops jararacussu) Na língua tupi-guarani, seu nome remete a "jarara" como bote de cobra, e "uçu" como largo, para lembrar que a espécie pode atacar sua presa mesmo de longe. Considerada uma das cobras venenosas mais perigosas, a jararacuçu pode injetar grande quantidade de veneno em uma única picada.
Eunectes murinos
píton-reticulada
A sucuri (Eunectes murinus), também chamada de anaconda, é uma espécie de serpente que apresenta muitas caraterísticas em comum com a jiboia. A primeira delas é que ambas possuem grande comprimento, entretanto, a sucuri destaca-se como a maior espécie do nosso país.
As sucuris (Eunectes murinus) destacam-se por serem a maior espécie de serpente em massa corpórea do mundo, mas não são a maior espécie em comprimento. ... A sucuri pode atingir cerca de oito metros de comprimento, o dobro do tamanho de uma jiboia.
A maior de todas é a píton-real, que supera por pouco a sucuri – também conhecida como anaconda. Indivíduos adultos das duas espécies podem atingir facilmente 9 metros, mas um exemplar de 10 metros da píton-real é considerado pelo Guiness, o “livro dos recordes”, como a maior serpente já encontrada no planeta.
Não existe lágrima da jiboia, porque ela não tem glândulas lacrimais. Porém, uma lenda bem antiga conta que os indígenas usavam o próprio olho da jiboia para conseguir suas conquistas e fazer poções", explica. ... "Não vejo como uma forma de maus-tratos aos animais, mas sim como uma lenda da cultura indígena", finaliza.
Fêmea: 2,1 – 3 mAdulto
4 metros
São serpentes de médio a grande porte e podem medir até 4 metros de comprimento. Sua reprodução é ovípara. A gestação dura de 127 a 249 dias e nascem entre novembro e fevereiro. Produz de 8 a 50 filhotes por ninhada.
Em uma pesquisa com 780 anacondas silvestres na Venezuela, a maior capturada foi de 5,2 m de comprimento. Em 1944 um espécime excedeu este tamanho quando uma expedição de petróleo na Colômbia afirmou ter medido uma anaconda que tinha 11,4 metros de comprimento, mas a sua alegação nunca foi provada.
Acrochordus arafurae: 2,5 m
A Rússia é de longe o maior país do mundo. Com mais de 17 milhões ( de quilômetros quadrados, tem quase o dobro do tamanho do país em segundo lugar!
13 metros
Titanoboa cerrejonensis
Leptotyphlops carlae
Dia Mundial da Serpente Segundo o Zoológico de Brasília, as cobras existem há 112 milhões de anos e podem ser encontradas nas mais variadas formas e tamanhos. Atualmente, existem cerca de 3,7 mil espécies de serpentes catalogadas em todo o mundo.
As 9 maiores cobras do mundo (que conhecemos)