EQST

O Que O Indutivismo Ingnuo?

O que é o Indutivismo ingênuo?

"De acordo com o indutivismo ingênuo, a ciência começa com a observação. O observador científico deve ter órgãos sensitivos normais e inalterados e deve registrar fielmente o que puder ver ouvir etc. ... Isso quer dizer que o indutivista ingênuo, estabelece a veracidade de suas informações diante da rigorosa observação.

Qual é o problema filosófico do método indutivo?

O problema da indução é a questão filosófica sobre se o raciocínio indutivo (uma generalização ou uma previsão não dedutiva) leva ao conhecimento. Uma generalização é qualquer argumento não dedutivo cuja conclusão é mais geral do que as premissas.

Qual o problema do método indutivo segundo Karl Popper?

Karl Popper fez críticas à indução. O princípio indutivo do método científico buscava comprovar teorias mediante a experiência decorrente da observação cuidadosa de uma série de eventos. ... Assim, Popper formulou o Método Hipotético Dedutivo.

O que é Ciência para Karl Popper?

A possibilidade de uma teoria ser refutada constituía para o filósofo a própria essência da natureza científica. Assim, uma teoria só pode ser considerada científica quando é falseável, ou seja, quando é possível prová-la falsa. ... Segundo Popper, o que não é falseável ou refutável não pode ser considerado científico.

O que é a teoria da Falseabilidade de Karl Popper?

Falseabilidade ou refutabilidade é a propriedade de uma asserção, ideia, hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa. Conceito importante na filosofia da ciência (epistemologia), foi proposto por Karl Popper nos anos 1930, como solução para o chamado problema da indução.

Por que o Falsificacionalismo de Popper substitui a dedução pela indução?

Segundo o ponto de vista de Popper, para começar a ciência não se baseia na indução. Popper nega que os cientistas começam com observações e inferem depois uma teoria geral. ... Se esses testes se mostrarem negativos, então a teoria será experimentalmente falsificada e os cientistas irão procurar uma nova alternativa.

O que é o método Hipotetico dedutivo?

O método hipotético-dedutivo é uma modalidade de método científico que se inicia com um problema ou uma lacuna no conhecimento científico, passando pela formulação de hipóteses e por um processo de inferência dedutiva, o qual testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela referida hipótese.

O que é o método dedutivo?

Método dedutivo: método racionalista, que pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão; utiliza o silogismo: de duas premissas retira-se uma terceira logicamente decorrente.

Porque usar o método Hipotetico dedutivo?

Objetivo do método hipotético-dedutivo O objetivo desse método é, portanto, combater o erro e pensar em evitá-lo, muito mais do que buscar uma verdade científica. Já que, enquanto houver garantias de que o método elimina sucessivamente o erro, é uma justificativa suficiente para usá-lo.

Qual o nome da metodologia sociológica defendida por Max Weber?

Ação Social para Max Weber Talvez o conceito mais importante da teoria weberiana seja o de “ação social”, que, segundo o autor, deveria ser o principal objeto de estudo da Sociologia.

Quais são os métodos de análise sociológica?

A Sociologia faz diferentes análises e, para isso, usa diferentes métodos. Podemos apontar, por exemplo, alguns métodos quantitativos: pesquisas estatísticas, análise de dados massivos. Ou qualitativos: a observação e análise de determinada vila ou região, por exemplo.

Quais os quatro tipos de ação social para Weber?

Max Weber, um dos clássicos da sociologia, autor dessa definição de ação social, que para ele constitui o objeto de estudo da sociologia, apontou a existência de quatro tipos de ação social. Quais são elas? a) Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação racional com relação a fins.