A derme ou cório é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele.
A derme é subdividida em duas camadas: a camada papilar em contato com a epiderme, formada por tecido conjuntivo frouxo, e a camada reticular, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, onde predominam as fibras colagenosas.
A pele é constituída por duas camadas germinativas diferentes: a ectoderme e a mesoderme. A epiderme tem origem na ectoderme, enquanto a derme e o tecido adiposo subcutâneo têm origem mesodérmica.
A derme compreende a substância fundamental, rica em mucopolissacarídeos e material fibrilar de 3 tipos: Fibras colágenas, Fibras elásticas e Fibras reticulares. Todos estes são sintetizados a partir dos fibroblastos.
Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas ...
Essas glândulas são amplamente encontradas no couro cabeludo e apresentam-se ausentes na palma das mãos e na planta dos pés. As glândulas sebáceas sofrem alterações durante o desenvolvimento de uma pessoa em virtude das variações hormonais.