CONSTRUINDO UM GEOPLANO
Os geoplanos podem ser de diversos tipos e tamanhos, os mais comuns são os três seguintes: o geoplano de malla quadriculada ou geoplano rectilíneo ou geoplano ortométrico, o geoplano de malha triangular ou geoplano isométrico e o geoplano circular.
De maneira bem intuitiva, concluímos que ele precisa determinar as medidas de cada lado do terreno e então, somá-las, obtendo o quanto seria gasto. A esse procedimento damos o nome de perímetro. Perímetro é a medida de comprimento de um contorno ou a soma das medidas dos lados de uma figura plana.
Perímetro: soma das medidas de todos lados de uma figura. Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).
Superfície e contorno de uma figura plana. Área e perímetro são cálculos direcionados para as medidas de uma figura geométrica. A área equivale ao tamanho da superfície, e o perímetro o resultado da soma dos seus lados. ... Vale destacar que as unidades de medida aplicadas nas operações de área e perímetro são distintas.
Você já sabe que o perímetro é a soma da medida de todos os contornos de uma figura geométrica bidimensional. Para determinar o perímetro de um quadrado, basta multiplicar o valor de um de seus lados (L) por 4: P = L .
Perímetro: valor encontrado quando se soma os quatro lados da figura. É expresso pela fórmula: 2(b + h). Assim, ele corresponde a soma de duas vezes a base e a altura (2b + 2h).
Por exemplo, uma lupa que tenha raio igual a 5 cm terá o seu perímetro P = 2 π R = 2 * 3.
Sendo assim, para obtermos o perímetro da figura dada no enunciado, precisamos somar todos os valores que aparecem como medidas dos lados do polígono. Representamos o perímetro por 2P. 2P = 8x³ + 12. Portanto, o perímetro do polígono é igual à expressão 8x³ + 12.
O polinômio que representa a área da figura é x² + 2x.