As mangueiras são grandes e frondosas árvores, podendo atingir entre 35 e 40 metros de altura, com um raio de copa próximo de 10 metros. Suas folhas botânicas são perenes, entre 15 e 35 centímetros de comprimento e entre seis e 16 centímetros de largura.
É preciso, porém, tomar alguns cuidados adicionais: podar os ramos após a frutificação, para controlar o tamanho da copa, e substituir o vaso por outro maior a cada quatro ou cinco anos. Em algumas cidades, é comum ver mangueiras na arborização urbana, apesar do risco de seus frutos caírem sobre as pessoas e os carros.
A mangueira quando plantada de semente pode levar de dois a sete anos para florescer e produzir frutos. Se reproduzida por enxertia, no entanto, pode frutificar ainda no próprio viveiro de mudas. Assim, se aos cinco anos a mangueira ainda não produziu, então ela foi plantada de semente.
Cultivo da manga ganha espaço em meio ao cerrado de Goiás | Agronegócios | G1. Produtores estão satisfeitos com a produção da fruta. Uma planta com cinco anos está produzindo 5 caixas com 25 quilos.
Sua forma de aplicação mais eficiente é através da diluição do produto em um ou dois litros de água, que é despejado junto ao colo ou na projeção da copa. É importante que esta área seja irrigada normalmente, depois da aplicação, pois é a água que leva o produto até as raízes, para ser absorvido pelas plantas.