O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua.
O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente o atravesse num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo.
Pegue um transistor para testes , independente o tipo , PNP ou NPN . Conecte ele a esse circulo azul , mas fique atento ao posicionamento de Base ,Coletor e Emissor . "A função HFE no multimetro serve para medir o Ganho (Beta ou fator de multiplicação de corrente na base) de um transistor.
Conecte a ponta de prova preta no emissor e coletor. Compare a leitura no display do multímetro em relação às leituras obtidas anteriormente. Se as leituras anteriores foram ambas altas e as leituras atuais são baixas, significa que o transistor está bom.
Com o multímetro na escala de diodo coloque a ponteira positiva vermelha na base, mantenha esta fixa, colocando a outra ponteira no coletor deverá obter um valor entre 500 e 800 (para o bc547). Colocando a ponteira preta no emissor deverá obter um valor parecido com o anterior só que um pouco acima.
Nos multímetros analógicos, a posição das pontas de prova deve ser: A ponta de prova positiva ( + ) (vermelha), precisa ser posicionada sobre a base (B), que é a extensão do meio, e a ponta de prova negativa ( = ) (preta) será testada cada vez em um terminal, o de saída (E) e o de entrada (C).
Como testar um Mosfet canal N
Para saber se um transistor está bom, basta então aplicar uma corrente fraca, conhecida, em sua base e verificar se a corrente de coletor corresponde ao esperado. Ligamos então no coletor do transistor um LED, com uma resistência em série, que fixe a corrente que ele deve conduzir.
Mesmo sem estar ligado a um circuito, é possível testar o diodo com o uso de um multímetro digital selecionando a escala de resistência. A resistência é medida posicionando as pontas de prova do multímetro nos terminais do diodo, e invertendo-as para obter a resistência no outro sentido.