8 dicas para você superar a resistência a mudanças...
Resistência a mudança é qualquer atitude ou comportamento que reflete a falta de vontade da pessoa de fazer ou apoiar uma mudança desejada. Em toda organização é comum encontrarmos pessoas com essa característica e essa resistência precisa ser vencida para que a mudança tenha sucesso. Mas porque isso acontece?
Líderes e empregados que persistem em resistir às mudanças ao longo do tempo criam impactos mensuráveis em uma empresa. A diminuição da produtividade, a insatisfação do cliente e a perda de profissionais valorizados são alguns exemplos.
3 – Receptividade. Para completar, deixe um canal de conversa aberto, assim todos podem entrar em contato, evitando fofocas e outros problemas. É importante que os colaboradores se sintam seguros para falar sobre seus anseios e dúvidas, apresentar ideias novas ou esclarecer dúvidas.
5 dicas para vencer a resistência à mudança
Não tenha medo da mudança
Para ter sucesso com a mudança organizacional é preciso planejar e monitorar os resultados das novas práticas efetuadas....Veja como fazer a gestão de mudanças organizacionais
Como enfrentar mudanças na vida e no trabalho?
Esta seria a fase de mudança. Porém, após se realizar a mudança, é necessário que esta mudança se consolide, o que seria obtido congelando o novo formato. Portanto, o modelo de mudança organizacional de Lewin é também conhecido pelas etapas Descongelar – Mudar – Congelar (Unfreeze – Move – Freeze).
Medo de perder o controle e a autoridade: Os líderes resistiram a uma mudança quando temiam uma perda de controle ou autoridade no estado futuro. Essa perda de controle e autoridade criou um ambiente em que os líderes se sentiam ameaçados em seu status, posição e autonomia.
Nosso cérebro é projetado para lidar com mudança, pois trata-se de um processo evolutivo, entretanto, quanto menos nos conscientizamos desse processo, menos intencional ele se torna e mais difícil ele fica.
Quando há uma exigência externa, se o indivíduo não reconhece nela uma necessidade, ele apenas se adapta ou faz uma mudança num nível superficial que não envolve o ser do indivíduo ou da organização na sua essência e, por isso mesmo, a mudança se torna difícil de sustentar.
A cultura de uma empresa é o comportamento de seus líderes. Se você mudar suas atitudes, seus valores, suas crenças, seus comportamentos, você mudará sua cultura. Se você não fizer isso, você irá falhar. É por isso que você deve ter alinhamento com sua equipe de liderança.
Resposta: São valores, que as organizações escolhem para nortear o comportamento do seus colaboradores. Com o passar do tempo, ela pode ser modificada de acordo com o novo cenário, que a empresa se encontra.
Como melhorar minha estrutura organizacional, então?
- Se é possível mudar de cultura ou mudar a cultura é necessário avaliar a dimensão da mudança. ... Já Pettigrew (1989: 145-146) afirma categoricamente que é possível, sim, gerenciar a cultura e, em conseqüência, mudá-la, mas atribui uma grande dificuldade à tarefa.
Resposta. A cultura se articula de acordo com a historia, e como a mesma está em expansão continua, é provável que a cultura se adapte.
Deste modo para ser mais exato, ela varia conforme o tempo, visto que ela faz parte de uma série de crenças, valores, linguagens entre os indivíduos de uma sociedade. Assim, a cultura muda por ter relação com o espaço em que o homem vive e por isso a forma como o mundo muda, faz com que a cultura se desenvolva.
É claro que uma construção cultural não acontece de um dia para o outro. Segundo Luiza Arcuschin, fundadora da Dream Facilitation, uma mudança na cultura corporativa leva no mínimo seis meses, pois existem vários níveis que precisam ser trabalhados, tanto do lado individual, quanto corporativo.
Resposta. Dependendo a pessoa é possível sim, há pessoas de mente aberta para poder mudar com uma opinião e quando vc explica a pessoa concorda e muda mas também há pessoas que são rudes mentes fechada que não são fáceis mudar por mais que vc explique ou que você encista a pessoa vai continuar ali.
A cultura está em constante desenvolvimento, pois é possível mudar o jeito de pensar e, por consequência, o de agir. Ao falarmos da cultura organizacional, estamos tratando das normas, regras, valores, da missão e da visão da empresa.
Uma forma de mudar a cultura de negócios da sua família é avaliar os valores e tradições do fundador ou do líder para identificar o padrão de cultura que a empresa familiar possui (Paternalista, Laissez-Faire, Participativa e Profissional).
Confira, a seguir, um passo a passo para aprender como mudar a cultura organizacional de uma empresa e ter sucesso:
Assim, no contexto familiar, pode-se dizer que a tradução é a cultura de uma família. E esta cultura pode definir-se como um conjunto de padrões de comportamento. Independentemente do nível financeiro, todas as famílias têm as suas tradições, a sua herança cultural, transmitida de geração em geração.
6 passos para mudar a cultura organizacional da sua empresa
Acontece quando o dano já se instalou na empresa e ela deixa de apresentar bons resultados. A mudança da cultura organizacional é motivada por inúmeros fatores internos e externos. E esse processo acaba sendo uma tarefa difícil e longa, mas não impossível.