Tem origem no hebraico Peninnah, que quer dizer “pedra preciosa”. ... É nome de um personagem bíblico mencionado no livro de I Samuel no Antigo Testamento. Penina era uma das esposas de Elcana, pai de Samuel, e não se sentia tão amada como a outra esposa do marido Ana, a mãe de Samuel.
Ana é uma personagem abençoada bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de I Samuel como a mãe do profeta Samuel. Segundo a história bíblica, Elcana, pai de Samuel, tinha duas esposas: Ana e Penina. Enquanto Penina tinha filhos, Ana era estéril.
A Palavra de Deus revela que Penina provocava excessivamente Ana, principalmente quando Ana subia ao Templo para Adorar ao Senhor. Aprendemos nesta passagem que o inimigo irá nos atacar principalmente quando estivermos na Presença do Senhor, O Adorando, O Servindo, estando no Templo de Deus para Orar ao Senhor.
A doença de Ana não era provocada por um pecado que ela teria cometido; também não se originava de alguma maldição hereditária, muito menos resultado de ação satânica. O texto bíblico é claro em afirmar que Deus a deixou estéril (1 Sm 1:5) e que o próprio Senhor a cerrou a madre (v. ... Deus sabe o que faz.
A Bíblia não deixa claro se ela era estéril, somente nos diz que “ela não tem filho, e seu marido é velho” (II Reis 4.
Elcana amava profundamente a Ana e não se importava com a sua esterilidade. Inclusive, os melhores presentes e a maior atenção dele eram voltados para ela, apesar de não terem filhos.
Ana
Acredita-se que este livro formava originalmente uma só obra com II Samuel, I e II Reis conhecida como Livro do Reino. A primeira parte teria sido escrita por Samuel, mas o restante por Natã e Gade.
Cristo é o cumprimento da aliança davídica; Ele é o Filho de Deus da linhagem de Davi que reinará para sempre. Em segundo lugar, Jesus é visto na canção de Davi no final da sua vida (2 Samuel 22:2-51). Ele canta sobre a sua rocha, fortaleza e libertador, seu refúgio e salvação.