6 sinônimos de necessitando para 2 sentidos da palavra necessitando: Tendo necessidade de: 1 precisando, carecendo, tendo de, devendo, tendo que.
Existem duas formas possíveis de concordância com haja vista: permanecendo sempre inalterada no singular (haja vista) ou havendo flexão do verbo haver no singular e plural (haja vista ou hajam vista).
Significado de Escolher verbo transitivo direto e bitransitivo Optar entre uma coisa e outra, ou entre uma pessoa e outra(s); preferir, selecionar, eleger: escolher as melhores bandas; escolher os alunos mais inteligentes da escola.
14 antônimos de culpado para 2 sentidos da palavra. O contrário de culpado é: 1. inocente, vítima, inculpado, insuspeito, insonte.
Embora a palavra apareça nas Escrituras no sentido de eleição ou decisão (At. 1.
A que não se pode atribuir culpa; inocente.
Ausência de culpa: 1 inculpabilidade. Castidade nas questões do amor: 2 castidade, virgindade, virtude, donzelice, continência, abstinência, pudor, pudicícia.
1 Responsabilidade por algo, condenável ou danoso, causado a outrem. 2 Transgressão à lei; crime, delito. 3 Atitude ou omissão que possa causar dano ou desastre a outrem. ... 5 Rel Responsabilidade por ato de transgressão de preceitos religiosos ou morais; pecado.
O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. A base deste sentimento, do ponto de vista psicanalítico, é a frustração causada pela distância entre o que não fomos e a imagem criada pelo superego daquilo que achamos que deveríamos ter sido.
substantivo feminino Responsabilidade por uma ação que ocasiona dano ou prejuízo a outra pessoa: não assumiu a culpa pelo atraso dos pagamentos. [Jurídico] Ato ou omissão repreensível ou criminosa; falta voluntária, delito, crime: pagar por uma culpa.
Quando alguém quer cometer um delito ou assume o risco de cometê-lo, ele estará agindo dolosamente. ... Mas se ele cometeu o crime apenas por negligência, imprudência ou imperícia, ele estará agindo culposamente.
(Código Penal) Consciência e vontade em ato prejudicial ou ânimo quanto à ação visando a fim escuso. Ação exercida com a intenção ou o propósito de violar direito de outra pessoa.
Diz-se o crime: I – doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; II – culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia.”
Sendo certo que o maior embate reside na diferenciação entre dolo eventual e culpa consciente, a culpa inconsciente é a regra no ordenamento jurídico: trata-se do clássico crime culposo. Ocorre quando o sujeito não prevê o resultado que era previsível.
CULPA [Responsabilidade Civil]: Em sentido amplo (“lato sensu”), diz-se que o responsável por um ato ilícito agiu com culpa, ou tem culpa, independente de seu ato ter sido doloso ou culposo. Portanto, no sentido amplo, culpa tem dois significados: dolo, ou culpa no sentido estrito.