A participação de United States Agency For International Development (USAID) na reforma da universidade brasileira na década de 1960.
A reforma universitária da ditadura militar (às vezes chamada também de reforma universitária de 1968) se trata de uma série de leis que modificaram o ensino superior no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, incluindo como medidas, dentre outras, a substituição do sistema de cátedras pelo de departamentos, institutos e ...
Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. 1º O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário. ...
Por extensão de sentido, também se denomina cátedra a posição do professor de uma instituição de ensino superior que tem caráter contratual permanente, destinada ao ensino e investigação numa determinada disciplina científica numa universidade e à coordenação desse ensino e investigação.
Do latim cathedra (que, por sua vez, tem origem num vocábulo grego que significa “assento” ou “cadeira”), a cátedra é a disciplina (ou a cadeira) que ensina um catedrático (um professor que tenha preenchido determinados requisitos para partilhar conhecimentos e que tenha alcançado o posto mais alto na docência).
Consiste a autonomia administrativa universitária no poder de autodeterminação e autonormação relativos à organização e funcionamento de seus serviços e patrimônio próprios, inclusive no que diz respeito ao pessoal que deva prestá-los, e à prática de todos os atos de natureza administrativa inerentes a tais atribuições ...
A Cátedra de Pedro ou Cadeira de São Pedro (em latim Cathedra Petri) é uma relíquia católica, conservada na Basílica de São Pedro em Roma, dentro de um compartimento de bronze, dourado, projetado e construído por Gian Lorenzo Bernini entre 1647 e 1653, que possuí a forma de uma cadeira de espaldar alto.
São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa. ... Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo.
Portanto, entende-se por Autonomia Universitária Didático-Científica a livre escolha e discernimento a respeito do que seja objeto de estudo, qual a forma de ensinar e pesquisar, enfim, a seleção do que a Universidade compreenda relevante para fins de ensino, pesquisa e extensão.
Em Filosofia, autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.
É a capacidade de um indivíduo racional (não necessariamente um organismo vivo) de tomar uma decisão não forçada baseada nas informações disponíveis. Na filosofia ligada à moral e à política, a autonomia é usada como base para se determinar a responsabilidade moral da ação de alguém (ver teoria desenvolvida por Kant).
A liberdade é definida como ausência de oposição. O homem para ser livre não pode ser impedido de fazer o que tem vontade, conforme suas capacidades. Nesse sentido a liberdade só é possível dentro do estado natural, onde é Page 9 regido pelo direito natural, assim a plena liberdade encontra-se no estado natural.
De um lado, a liberdade representa o ato de escolher o que fazer ou aquilo que desejar. Todavia, é importante destacar que liberdade (dada aos homens) e responsabilidade andam lado a lado.
Nesse sentido, ser livre significa agir de acordo com sua natureza. ... Diretamente associada à ideia de liberdade está a noção de responsabilidade, vez que o ato de ser livre implica assumir o conjunto dos nossos atos e saber responder por eles.
Segundo o filósofo, o ser humano está submetido, ao mesmo tempo, às leis da natureza e às leis da liberdade (leis morais). Isto significa dizer que o homem é um ser submetido ao determinismo da natureza; e, simultaneamente, livre enquanto ser pensante – sujeito transcendental.
Segundo Immanuel Kant, a autonomia é o fundamento de toda a moralidade das ações humanas. A autonomia consiste na apresentação da razão para si mesma de uma lei moral que é válida para a vontade de todos os seres racionais. ... A heteronomia da vontade é o princípio contrário à autonomia.
Autonomia moral Piaget chamou de autonomia a capacidade do sujeito de elaborar normas próprias, a qual se constitui nas relações de cooperação: 'esta noção de autonomia é empregada aqui sem uma conotação filosófica. ...
Pois, para Kant, só o ser racional tem a capacidade de agir segundo a representação das leis, isto é, segundo princípios, pois só ele tem uma vontade autônoma. Para que o homem possa derivar as ações das leis é necessária a razão, isto leva Kant a dizer que a vontade não é outra coisa senão a razão prática.
Virtualmente, todas as teorias concordam que duas condições são essenciais à autonomia: liberdade (independência do controle de influências) e. ação (capacidade de ação intencional).
Sabendo disso, as situações que requerem a autonomia são aquelas em que o individuo está em uma posição de autoridade/responsável, podendo ser uma situação profissional ou não, mesmo que há alguém acima de você, mas que está ausente no momento ou deixou o poder sob sua tutela.
Autonomia : requer conhecimento , disponibilidade , autoridade e propriedade . Senso critico : é preciso ser analisador, conhecedor e ter propriedade e veracidade para assim , poder formula uma critica benéfica ou maléfica em cima da enquete que está em questão.
"Autonomia tem a ver com aceitar suas próprias circunstâncias e fazer o melhor que se pode com elas — dentro do que se acredita como sendo “melhor”. Tem a ver com tomar responsabilidade pela própria vida.
Autônoma é uma pessoa ou algo que age com autonomia, ou seja, por conta própria. ... Veja também: autonomia. A pessoa autônoma é alguém que age por si, que não possui vínculos com outras pessoas, empresas e instituições. O conceito de autônoma pelo direito brasileiro é daquela que é livre para gerir sua vida.