A diluição de soluções ocorre quando acrescentamos solvente (geralmente a água) a alguma solução, com isso o volume da solução aumenta e sua concentração diminui, porém a massa do soluto permanece inalterada. Isso é feito, por exemplo, quando diluímos um produto de limpeza antes de usá-lo.
A diluição consiste em adicionar solvente a uma solução, sem modificar a quantidade de soluto. Em uma diluição, a quantidade de solvente e o volume da solução aumentam, enquanto a quantidade de soluto permanece igual. Como resultado, a concentração da solução diminui.
A diluição de soluções refere-se ao procedimento de adicionar ou retirar parte do solvente de uma solução, modificando, assim, a concentração. As soluções são misturas homogêneas formadas pela adição de um soluto (será dissolvido) em um solvente (dissolverá algo) e são muito comuns em nosso dia a dia.
Diluir significa - 1 Diminuir a concentração de uma solução, adicionando- lhe um líquido conveniente. 2 Misturar com água, desfazer, desmanchar. Dissolver significar - 1 Fazer passar ( uma substância ) para a solução, solver. ... Então a diferença é que diluir significa diminuir e dissolver significa dispensar.
Dissolver: é desfazer substância sólida em meio líquido. Diluir: é misturar uma substância líquida em outra substância líquida.
Solução diluída: a quantidade de soluto é muito pequena em relação à de solvente, sendo assim, a solução se encontra completamente diluída. Solução concentrada: quando a quantidade de soluto é grande em relação à de solvente, ou seja, a solução não se encontra dissolvida.
Estado físico
Os solutos podem ser classificados de três formas: solúvel, pouco solúvel ou insolúvel. As substâncias solúveis, são aqueles solutos que se dissolvem no solvente. As substâncias pouco solúveis são aquelas que apresentam certa dificuldade em se dissolver no solvente.
Em Química, concentração é um indicativo de composição de uma mistura, geralmente expressa como sendo a razão entre a quantidade de uma substância, o soluto, dissolvido num solvente e o volume da solução.
A concentração comum é uma modalidade de concentração de soluções que relaciona a massa do soluto com o volume da solução. A medida da quantidade de um determinado soluto dissolvido em certo volume de solução é denominada de concentração comum.
A molaridade, ou concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V). A concentração em quantidade de matéria é a relação entre a quantidade de matéria do soluto, medida em mol (n1), e o volume da solução em litros (V).
A concentração comum (C) de uma solução química é a relação entre a massa do soluto (m1) e o volume da solução (v).
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
C = MM1 . MM1= massa molar do soluto; M = concentração em mol/L (molaridade).
Podemos calcular a concentração comum por meio da seguinte fórmula matemática: