Resumo: As formas alternativas de praticar agricultura se baseiam na Agroecologia e buscam o equilíbrio entre todos os componentes do sistema alimentar, solo, água, plantas, animais e pessoas. Além disso, a Agroecologia privilegia os mercados locais e o desenvolvimento das comunidades.
"A agroecologia é uma ciência que orienta a adoção de tecnologias e práticas em sistemas de produção, procurando imitar os processos como ocorrem na natureza, evitando romper o equilíbrio ecológico que dá a estabilidade aos ecossistemas naturais. ...
As práticas agroecológicas identificadas foram: consórcio de culturas, sucessão de culturas, utilização de cobertura morta sobre solo, adubação orgânica, controle alternativo de pragas, pousio e poda. Notou-se ainda pouca orientação técnica a estes agricultores.
Elas são baseadas nos seguintes pilares: socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. O desenvolvimento sustentável é um guia internacional fundamentado de ações que contribuem para uma produção que não prejudique o meio ambiente e/ou que consiga recuperá-lo de certa forma.
Já os pilares são:
Alimentos orgânicos e de base agroecológica, segundo o Guia alimentar para a população brasileira (2014), são alimentos de origem vegetal ou animal oriundos de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzem alimentos livres de contaminantes, protegem a biodiversidade, contribuem para a ...
Na verdade existe uma grande diferença entre alimento orgânico e alimento Agroecológico. A agroecológia é a junção harmônica de conceitos das ciências naturais com conceitos das ciências sociais. ... Os produtos orgânicos não fazem uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados.
A agroecologia pode ser comparada com uma “imitação da natureza”. O diferencial em relação à produção orgânica é principalmente o manejo. Assim, a diversidade em uma plantação é similar de uma área sem ação humana. Uma a maior vantagem da agroecológico.
Podem ser alimentos orgânicos: verduras, frutas, sucos, óleos, ovos, carne, vinhos e outros. Os alimentos orgânicos favorecem o organismo e ainda o meio ambiente, pois são isentos de qualquer tipo de adubo químico bem como pesticidas.
Significa não só que aquele alimento foi cultivado com fertilizantes naturais, sem agrotóxicos nocivos, mas também que a produção respeitou os direitos dos trabalhadores, não empregou menores e não agrediu o planeta.
Alface é o alimento mais consumido (1 em cada 3 consumidores), seguido pelo tomate (1 em cada 5) e verduras no geral. Arroz, rúcula, banana, frutas e sucos, assim como maçã, brócolis e legumes têm participação importante na cesta dos consumidores. 6 em cada 10 consumidores consomem verduras orgânicas.
Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas do processo de produção respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, a do consumidor e têm como objetivo manter a qualidade do alimento.
Quais são os benefícios dos orgânicos?
Acredita-se que os alimentos orgânicos podem ser mais nutritivos e possuir mais vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, diferente dos alimentos convencionais. Protegem a saúde – consumindo alimentos orgânicos você está livre de doenças cardíacas, respiratórias, problemas neurológicos e distúrbios hormonais.
Os chamados produtos orgânicos são aqueles produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos. O cultivo de vegetais sem o uso de nenhum aditivo químico começou com a alface e outros vegetais, e hoje a produção envolve legumes em geral, frutas, bebidas como café e vinho.
De forma geral, pode-se dizer que compostos/produtos orgânicos são aqueles que contém carbono e hidrogênio como elementos principais, de modo que pode haver a presença de outros átomos, como oxigênio, nitrogênio, enxofre, entre outros.
Como produzir alimentos orgânicos. Para produzir alimentos orgânicos o produtor deve fazer um plano de manejo orgânico, ou seja, um planejamento de ações, o que auxilia como manejar a produção e seguir o caminho para a sustentabilidade.
Aparência dos orgânicos: isentos da barreira dos agrotóxicos, os alimentos orgânicos tendem a ser menores, com uma aparência mais mirrada. Isso também vale para as carnes e alimentos de origem animal, já que eles também não terão os hormônios de crescimento injetados.
Pra saber se o alimento que você tá comprando no supermercado é realmente orgânico e livre de agrotóxicos, verifique se na embalagem tem o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.
Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos de maneira natural, sem a utilização de agrotóxicos e sem uso de adubos químicos e substâncias sintéticas que estimulam o crescimento dos alimentos ou agridam o meio ambiente.
Os alimentos orgânicos são mais caros do que os convencionais por que para serem comercializados, precisam ser certificados. Ou seja, o agricultor orgânico precisa provar que o que produz respeita todas as normas da produção, a legislação trabalhista e ambiental.
“Não é dizer que o produto orgânico é mais caro. ... No início, o custo pode ser um pouco mais elevado [com a certificação e a mão de obra], mas a partir do momento em que a propriedade começa a funcionar num sistema orgânico de produção, esses custos tendem a se igualar aos da produção convencional”, afirma o pesquisador.
A hidroponia é produzida na água e seus produtos obtém nutrientes através de adubos químicos solúveis. O cultivo orgânico dispensa todos os produtos químicos e utiliza apenas adubos naturais.
Procuram melhorar a qualidade de sua alimentação, orientados por médicos e nutricionistas. 3 – O consumidor gourmet: Procura o produto de alta qualidade, orgânico ou não. Os produtos orgânicos o interessam na medida que lhe dão a garantia de um produto fresco e saboroso.
Resposta. Resposta: A)Para produzir alimentos orgânicos o produtor deve fazer um plano de manejo orgânico, ou seja, um planejamento de ações, o que auxilia como manejar a produção e seguir o caminho para a sustentabilidade.
Os cinco maiores importadores de orgânicos do Brasil, em valores são: Holanda, Estados Unidos, Suécia, França e Canadá. E entre os 22 maiores países para o qual exportamos orgânicos somente 1 é Sulamericano, que é o Equador, e somente 4 não está entre os chamados países desenvolvidos.
No fechamento do ano passado, segundo dados divulgados pelo MDIC, os produtos mais exportados pelo Brasil foram:
1) É correto afirmar que o Brasil se destaca na produção mundial de orgânicos? R. Sim, em grande parte para exportação. ... Além da sustentabilidade ambiental, a produção de alimentos muito mais saudáveis, livres dos produtos químicos.
Saiba quais são os itens que o nosso país mais exporta
Segundo dados do Comexsat, os produtos mais importados pelo Brasil são: