30 kg
Sua pesca é controlada, mas a espécie não está em extinção. A doutora em ecologia Sidinéia Amadio, que trabalha no Inpa há 28 anos, disse que nunca tinha visto um tambaqui de 44 kg. “Pelos registros que nós temos no Inpa, esse é o maior, é uma raridade”, disse.
Tambaqui Juvenil O Cento R$550,00.
Pirarara vive em média, 18 anos; Existem narrativas de que a Pirarara come gente.
50 quilos
ALIMENTAÇÃO Natural é fundamental para os primeiros dias de vida da pirarara. Forneça especialmente zooplâncton para a criação. Com cerca de dez dias, o peixe aceita dietas úmidas à base de carne e ração comercial.
Sua cauda é avermelhada, mas esta coloração também aparece na barbatana dorsal. É um peixe onívoro, comendo praticamente tudo que encontra no fundo dos rios, entre outros peixes, frutas, moluscos e crustáceos. A Pirarara junto com a onça-pintada e o jacaré são os maiores, senão únicos predadores do peixe piranha.
crustáceos
É um peixe de couro, cresce de 6 a 7 kg em um ano, podendo atingir 60 kg em sua fase adulta, alimenta-se de ração e peixes menores, é um excelente brigador no anzol.
Inicialmente, os Pirararas devem ser criados em tanques escavados em terra até chegarem a 15 cm de comprimento. Nesse momento, eles devem ser levados a tanques de alvenaria (ou geomembrana) até atingirem o tamanho ideal para a comercialização (conforme os objetivos do piscicultor).
Para pescar a Pirarara, dê preferência a áreas que não tenham muito enrosco, a fim de não perder os peixes. Um fato curioso é que muitos caboclos, principalmente as criança temem a Pirarara que tem a reputação de vez por autora, abocanhar algumas vítima que esteja Nando perto de um grande peixe.
Bata no líquidificador o suco concentrado com as polpas dos maracujás (não é necessário peneirar). Despeje em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca juntamente com a farinha de mandioca e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo até dar liga. Sove bem a massa até ficar firme como uma massa de pão.
Um dos destinos mais indicados para capturar a espécie é o Rio Araguaia. Pescar uma pirarara é o sonho de muitos pescadores. Alguns ficam satisfeitos com capturas em pesqueiros, mas tem aqueles que querem ir ao rio em busca de mais adrenalina.
As iscas mais utilizadas são pedaços de peixes ou pequenos peixes inteiros. Nos pedaços, a parte que dá mais resultado é a cabeça. O pescador deve ficar bem atento, pois, quando lançada a isca no ponto escolhido, se tiver alguma pirarara por ali a ação não demora.
É proibido pescar sem licença (a federal tem validade de um ano e pode ser adquirida no site do Ministério da Pesca. ... Os limites de pesca (quantidade e peso) variam anualmente. Informações podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente de Goiás, (62) 3265-1300, ou na Naturatins, (63) 3218-2670.
Escolha um lugar no você gostaria de passar várias horas e onde haja muitos peixes. Lagos, rios e lagoas em áreas públicas são as melhores opções. Vá até uma loja de artigos de pesca e peça algumas boas dicas a outros pescadores. Alguns parques municipais abastecem as lagoas com peixes que qualquer cidadão pode pescar.
Manhã A parte da manhã sempre foi vista como um bom momento para a pesca. O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer.