Índice
Podemos definir sistema de jogo como a organização de uma equipe dentro de quadra. Esta organização estará diretamente relacionada à definição das funções e responsabilidades que cada componente terá mediante as situações de jogo.
A defesa no Voleibol pode ser definida como a ação de recuperar as bolas vindas do ataque adversário que ultrapassam o bloqueio e criar condições para o contra-ataque, exigindo concentração, coragem, agilidade e determinam o espirito de luta da equipe.
Com o tempo e o costume maior com o esporte, os alunos podem aprender o sistema de defesa do voleibol. O exercício mais comum é posicionar seis atletas do outro lado da rede e sacar, com o objetivo de fazer os três toques e devolver a bola. Lembre-se de que a comunicação é peça-chave nessa estratégia.
Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola. Rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira correta na hora do saque, a equipe comete falta.
A bola está fora de jogo no momento da falta, que é apitada por um dos árbitros; na ausência da uma falta, no momento do apito. A bola é considerada "dentro" quando toca o piso da quadra, incluindo as linhas de delimitação.
Na regra que vigora nos dias de hoje no voleibol são permitidos apenas três toques na bola até passá-la para o campo adversário, dessa maneira o bloqueio já e considerado como um toque, então após a realização do bloqueio são permitidos apenas dois toques na bola.