De maneira geral, o proprietário deverá contatar as devidas concessionárias para estabelecer as ligações dos serviços de luz, gás, telefone e água. Para isso, é necessário apresentar alguns documentos básicos, como o endereço do imóvel, o nome completo, a carteira de identidade, o CPF e um telefone para contato.
Para ligação nova serão necessários endereço completo do imóvel, RG e CPF do proprietário ou responsável pela empresa, CNPJ, razão social, Inscrição Estadual, projeto elétrico – se necessário, relação de carga, ART, boleto da ART quitado, cópia do CREA do profissional responsável, procuração.
Já o valor a ser investido no próprio relógio de luz irá depender do padrão da instalação, que pode variar entre monofásica, bifásica e trifásica, com preços que ficam entre R$ 110,00 e R$ 290,00.
Para residências, quando a soma das potências dos equipamentos ultrapassa 8000 watts, a ligação mais indicada é a trifásica. O fornecimento trifásico, utilizado nas regiões urbanas e por indústrias, é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro.
Quando o transformador é Monofásico, a ligação entre ele e o local abastecido pela energia elétrica é feita apenas com dois fios: uma fase e um neutro. ... O fornecimento Trifásico, utilizado nas regiões urbanas e por indústrias, é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro.
Monofásico: dois fios, uma fase fornecida pela concessionária e um neutro. ... Bifásico: ideal para a maioria das pessoas, já que, com duas fases e um neutro, fica mais fácil equilibrar as cargas da casa.
Portanto, corte os cabos usando um alicate de corte, de forma que fique com uma sobra suficiente de cabos para realizar a instalação, em seguida desencape os cabos, usando um alicate decapador, fixe os cabos em seus respectivos bornes e aperte os parafusos usando uma chave de fenda ou Philips dependendo do parafuso.
Para montarmos uma tomada 110V, ligamos um fio com fase e o neutro, assim teremos uma fase de 110V, que será a voltagem total; Para uma tomada 220V, ligamos as duas fases de 110V e deixamos o neutro solto.
O esquema é o mesmo: desencape os dois fios e coloque nos conectores do receptáculo. Como deve ter percebido, neste caso nós temos os dois condutores fase sendo interrompidos pelo interruptor e não temos a chegada no receptáculo do neutro. São as duas fases chegando através de dois retornos.
No caso do circuito 220 V, temos duas fases e portanto utilizamos um interruptor bipolar. Devemos sempre garantir que ao desligar o interruptor, não haja mais tensão no receptáculo (bocal) da lâmpada por questões de segurança. Para conectar a lâmpada, devemos utilizar um receptáculo compatível com o tamanho da lâmpada.