Há peixes que tem ferrões localizados nas nadadeiras dorsais e peitorais como: bagres (Bagre marinus, B. bagres), peixe-escorpião (Scorpaena brasiliensis), e o niquim ou peixe-sapo (Thalassophryne natterei, T. Branneri), todos de água salgada, e o mandi (Pimelodella brasiliensis), que é de água doce.
O Mandi é um peixe de couro. Suas nadadeiras possuem manchas negras e pequenas, com esporões farpados (com muco tóxico) nas nadadeiras peitorais e dorsal. Tem o corpo alongado a ligeiramente comprimido, alto, no início da nadadeira dorsal, afunilando em direção à cabeça e à nadadeira caudal.
Aperte a barbatana peitoral em direção oposta ao seu dedão entre seu dedo médio e indicador, para maior controle. Por entre os ossos firmes que se encontram atrás de cada barbatana peitoral é o local perfeito para pegar um bagre de tamanho médio, que não pode ser facilmente manipulado com somente uma mão.
Bagre
Para diminuir a dor, tente cortar o espinho com uma tesoura ou alicate, no intuito de separá-lo do animal. Após a remoção do membro, mesmo realizado com o aporte médico, é comum que a área ainda esteja bastante dolorida. Se posível, coloque o local afetado em contato com água morna ou quente.
Utiliza uma pinça para agarrar a ponta do espinho e remover da pele. Confirma bem se removeste tudo. Devido às propriedades naturais dos ouriços do mar, estes dissolvem-se quando em contacto com vinagre, que é por si só um produto anti-séptico.
Os ouriços-do-mar são revestidos por grandes espinhos afiados e, por vezes, cobertos de veneno. Tocar ou pisar esses espinhos origina, geralmente, uma lesão perfurante e dolorosa. Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos.
Picada de ouriço-do-mar: o que fazer?
- Esterelize a pinça ou agulha antes de usar; - Mesmo que removida, a farpa, espinho ou estilhaço de vidro pode provocar tétano, uma infecção perigosa que provoca fortes contrações musculares, especialmente no maxilar.
Cola branca Se o espinho não sair facilmente com o auxílio de uma pinça ou fita adesiva, pode-se experimentar aplicar um pouco de cola na região onde o espinho entrou. O ideal é usar cola branca PVA e deixar secar. Quando a cola estiver seca, deve-se tentar remover com cuidado, para que o espinho saia junto.
Quase todas as farpas podem ser retiradas com uma agulha ou pinças. Estes instrumentos podem ser esterilizados com álcool ou no fogo. Além disto, antes de tentar retirar a farpa, a pele ao redor deve ser lavada com sabão. Utilize a agulha para expor totalmente a extremidade da farpa.
Faça um pequeno furo na pele, sobre a ponta da farpa que estiver mais perto da superfície. Tente levantar a farpa com a ponta da agulha para poder pegá-la usando a pinça ou o cortador de unha. Não tente tirar toda a farpa com a agulha, pois você vai piorar o machucado e pode quebrar a farpa.
substantivo feminino Ponta metálica penetrante em forma de ângulo agudo. Pequena lasca de madeira que acidentalmente se introduz na pele.
[Gramática] A palavra Ferpa é um regionalismo, de uso popular; farpa é a grafia preferencial e indicada para se referir à lasca que acidentalmente entra na pele.
Os medicamentos comumente indicados para o tratamento de unha encravada são:
Na maioria dos casos não é necessário usar antibióticos, mas se a lesão estiver piorando progressivamente, eles podem ser indicados para impedir a disseminação da bactéria para tecidos mais profundos. Os antibióticos mais usados são a cefalexina, amoxicilina + clavulanato ou clindamicina.