Qual O Objetivo Da Sala De Recursos Multifuncionais?

Qual o objetivo da Sala de Recursos Multifuncionais

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos …

Um estudo recente do Instituto Rodrigo Mendes, sobre educação inclusiva na pandemia, detectou que a diversificação das práticas pedagógicas é algo que oferece ganhos importantes para este tipo de educação. Assim, a sala de recursos multifuncionais pode ser adaptada de forma positiva e vantajosa nas aulas on-line, pois torna-se possível explorar diferentes recursos tecnológicos que tornam as aulas mais ricas e atrativas aos estudantes, tanto aqueles da AEE, como os demais.

Qual o objetivo da sala de recursos multifuncionais?

Do ponto de vista regulatório, um marco fundamental é a Constituição Federal de 1988. Seu texto assegura o compromisso do Estado em ofertar o Atendimento Educacional Especializado preferencialmente na rede regular de ensino. Seu objetivo principal é estimular a autonomia dos estudantes dentro e fora da escola. O AEE é ofertado no contraturno da escolarização, prioritariamente nas Salas de Recursos Multifuncionais.

Em 2007, foi lançado em nível nacional o “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”. Em 2008, foi instituída a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (PNEEPI), orientando os sistemas de ensino a garantirem acesso ao ensino regular (nas escolas comuns), com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino e oferta do atendimento especializado de maneira complementar, bem como todo apoio necessário para a remoção de barreiras à aprendizagem. Em 2009, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi ratificada pelo Brasil como Emenda à Constituição Federal.

Quais os tipos de atendimentos que o AEE oferece?

Quais os tipos de atendimentos que o AEE oferece?

•  Por fim, um serviço de Educação Especial não deve ser confundido com a defesa de um modelo único para o país (Baptista, 2011). Indo além das necessárias diretrizes gerais para funcionamento das Salas de Recursos, deve haver possibilidade de realizar esse serviço segundo necessidades específicas de cada contexto social.

O modelo de Salas de Recursos mais difundido no Brasil foi elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria normativa nº13/2007 e do Decreto nº 7.611/2011. Eles garantiram suporte técnico e financeiro para as redes públicas de ensino por meio da Secretaria de Educação Especial, de acordo com as demandas apresentadas pelas secretarias de educação em cada Plano de Ações Articuladas (PAR).

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

A inclusão promove a diversidade. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos e alunas nas instituições de ensino. O objetivo é eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem e participação discente no processo educativo.

Educação para surdos: o que é uma escola bilíngue?

O Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do Instituto Rodrigo Mendes atualmente desenvolve um estudo sobre Salas de Recursos da rede estadual do município de Campinas (SP). Ele é realizado em parceria com a Fundação Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC). Destacamos a seguir alguns itens para discussão e reflexão sobre o tema:

Como os Itinerários Formativos preparam os alunos pro futuro? 

Como os Itinerários Formativos preparam os alunos pro futuro? 

Porém, é preciso ter em mente que as salas de recursos multifuncionais podem contemplar a livre circulação dos estudantes, despertando o interesse e fornecendo atividades para os alunos regulares, de modo que a integração seja trabalhada na prática. Caso contrário, caímos novamente na armadilha da segregação. 

A primeira menção às salas de recursos multifuncionais aconteceu no âmbito do Plano Nacional de Educação, de 2007, que traçava uma série de metas para todos os níveis educacionais e que adotava uma visão sistêmica, derrubando as barreiras entre educação regular e especial, voltada a pessoas com deficiência.

A sala de recursos multifuncionais conta com equipamentos de informática e tecnologias assistivas, mobiliários adaptados, materiais didáticos e de acessibilidade para a criação de um ambiente de atendimento educacional especializado. A partir disso, a sala de recursos multifuncionais contribui para o desenvolvimento inclusivo da escola e para o fortalecimento do apoio socioemocional dos alunos de forma geral.Além disso, os recursos tecnológicos disponíveis na sala de recursos multifuncionais permitem que os alunos busquem soluções para as tarefas de forma ativa, contribuindo com as demandas do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Assim, esta acaba sendo uma iniciativa estruturante para a construção de uma educação mais inclusiva, participativa, diversa e de qualidade para todos.

Qual o objetivo de trabalhar a inclusão na educação infantil?

Dessa maneira, estudantes com dificuldades pontuais de aprendizagem ou que precisam de reforço escolar não fazem parte do público contemplado com os recursos específicos trazidos nessas salas, demandando outras abordagens pedagógicas e inclusivas. 

As Salas de Recursos Multifuncionais são os mais difundidos espaços para a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nelas, educadoras e educadores com formações especializadas atuam como importantes mediadores entre o estudante público-alvo da Educação Especial, seus familiares e os professores da sala de aula comum. Este artigo traz reflexões e apresenta os principais marcos normativos ligados à trajetória das Salas de Recursos.

Ensino Médio: Desafios e Aprendizados na prática 

Muitas plataformas de ensino digital ajudam a estimular habilidades importantes como autonomia, autoconfiança, autodeterminação e outras, favorecendo um desenvolvimento integral do estudante. O SAS, por exemplo, oferece plataformas preparadas para os desafios do ensino híbrido ou remoto. Por isso, podemos ser um importante parceiro da sua escola nesse momento. 

A grande característica da AEE é pensar recursos pedagógicos que possa contemplar aqueles alunos que possuem deficiência e, assim, fazer com que eles possuam uma vida escolar normal, já que estes recursos conseguem eliminar as dificuldades de acessibilidade e garantem a inclusão total destes alunos, que precisam apenas …

Usos do Desenho Universal para a Aprendizagem na inclusão escolar

Receba a newsletter do DIVERSA

Já o decreto n° 7.611, de 2011, definiu as salas de recursos multifuncionais como “ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para oferta do atendimento educacional especializado”. Sua multifuncionalidade decorre do fato de ser equipada para atender, ao mesmo tempo, pessoas com diversos tipos de deficiência, permitindo um olhar singular para cada aluno, e não um enfoque coletivo para cada tipo de deficiência. Daí ter materiais em Braille ou em Libras, entre outros.

Este contexto permitiu a criação da sala de recursos multifuncionais. Espaços que fazem parte de políticas públicas inclusivas, não discriminatórias ou segregadas, para que o aluno com necessidades educativas especiais (NEE) tenha assegurado seu acesso à matrícula e participação em turmas regulares, além da oferta de atendimento educacional especializado. 

O que é uma sala de recursos?

Salas de recursos são espaços físicos, com atendimento educacional especializado, localizados nas escolas públicas. Toda criança e adolescente, entre 4 aos 17 anos, tem o direito à uma educação inclusiva.

Qual deve ser a formação do professor de AEE?

Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada. São atribuições do professor do atendimento educacional especializado: a.

Como funciona o AEE na educação infantil?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é definido como um serviço educacional diferente e totalmente especial. Trata-se de uma junção entre atividades e recursos com acessibilidade e pedagógicos. Esses recursos diferenciados são exclusivamente para alunos que apresentem alguma necessidade especial.

Como trabalhar com os alunos do AEE?

O AEE pode ser realizado em uma sala de recursos multifuncionais (SRM), mas não apenas nessa sala. O professor do AEE trabalha em parceria com o educador de sala de aula comum, quando esse profissional achar necessário e complementar ao trabalho realizado com os demais alunos.

Qual é a importância da oferta do AEE para alunos surdos?

O AEE promove o acesso dos alunos com surdez ao conhecimento escolar em duas línguas: em Libras e em Língua Portuguesa . ... Este trabalhado é realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra.

Como deve Vestir-se durante o exercício de suas funções um profissional que trabalha com alunos surdos?

O intérprete deve adotar uma conduta adequada de se vestir, sem adereços, mantendo a dignidade da profissão e não chamando atenção indevida sobre si mesmo, durante o exercício da função.

Como chama a pessoa que faz libras?

O que faz um Intérprete de libras? O tradutor e intérprete de libras é responsável por ajudar na comunicação entre pessoas ouvintes e com deficiência auditiva, ou entre surdos, por meio da Língua Brasileira de Sinais e a língua oral corrente, o português.