Um enol de grande importância: etenol O etenol, também conhecido como álcool vinílico, hidroxieteno ou hidroxietileno, é um álcool e um enol, portanto possui duas funções, com fórmula química C2H3OH (H2C=CHOH). É um enol muito utilizado em perfumaria e nas indústrias alimentícias e farmacêuticas como odorizantes.
Lembrando que as únicas diferenças entre a nomenclatura dos alcanos e a dos enóis é que o infixo (tipo de ligação) dos enóis é “en”, pois possui uma dupla ligação, e o sufixo é “ol” indicando a presença da hidroxila.
O metanol ou álcool metílico apresenta um único carbono na cadeia, ligado a três átomos de hidrogênio e uma hidroxila (CH3 – OH).
A nomenclatura oficial dos álcoois segue as mesmas regras estabelecidas pela IUPAC para os hidrocarbonetos, com apenas uma diferença: como o grupo funcional é diferente, o sufixo é “ol” no lugar de “o”, que é o usado para os hidrocarbonetos. Não pare agora...
A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.
O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa.
A Nomenclatura IUPAC refere-se ao estabelecimento de regras para a escrita dos nomes dos compostos que são oficialmente aceitos em todo o mundo. Essas regras são estabelecidas pela IUPAC (União internacional da Química Pura e Aplicada, sigla que vem do inglês International Union of Pure na Applied Chemistry).
Álcoois. Possuem o grupo hidroxila, (OH)-, ligado a um átomo de carbono saturado (que possui somente ligações simples).
A nomenclatura dos fenóis baseia-se no tipo de aromático que formou o fenol, bem como na presença ou não de ramificações. ... Como todo fenol apresenta um grupo OH ligado a um aromático, o que diferencia um fenol do outro são os tipos de aromáticos que os constituem, bem como a presença ou não de radicais orgânicos.
Nomenclatura. De acordo com a nomenclatura IUPAC, éteres adotam o mesmo sufixo dos alcanos, enquanto que o radical ligado à cadeia principal recebe o sufixo -oxi. O nome usual considera a função éter e o radical recebe o sufixo ico.
Nomenclatura dos fenóis O fenol é composto por uma ou mais hidroxila, OH, ligada a anéis aromáticos. Porém, esses aromáticos podem ser diferentes e isso influencia os nomes dos fenóis. De acordo com a União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC), os nomes dos fenóis devem ser iniciados com o prefixo Hidroxi.
Os fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um anel benzênico. ... Por exemplo, muitos derivados do fenol, tais como os mostrados abaixo, são usados na composição de desinfetantes, como a creolina, que é mais usada em indústrias e recintos fechados onde se criam animais para o abate.
A cetona de maior importância é a propanona ou acetona. * Definição: Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, ou seja, esse grupo sempre vem entre dois carbonos: Não pare agora...
Fenóis são compostos orgânicos oxigenados que apresentam o grupo hidroxila (OH) ligado a um composto aromático. Estão presentes na composição de produtos, como desinfetantes.
Entre os principais aldeídos presentes em nosso cotidiano estão o metanal (que, em solução aquosa, é o formol), o etanal, a vanilina (baunilha) e o cinamaldeído (canela).
Os aldeídos são compostos que possuem o carbono da extremidade da cadeia realizando dupla ligação com um oxigênio (carbonila) e uma ligação com um hidrogênio.
O que é aldeído? Trata-se de uma função oxigenada em que todos os seus compostos apresentam o grupo carbonila (C=O) posicionado na extremidade da cadeia.
Os aldeídos são denominados de compostos carbonílicos porque apresentam o grupo carbonila C = O. Esses compostos são incolores, e os de tamanho inferior têm cheiro irritante e os de cadeia carbônica maior têm cheiro agradável, na natureza podem ser encontrados nas fases sólida, líquida ou gasosa.
Resposta. Explicação: Os aldeídos e as cetonas são funções orgânicas muito parecidas. ... Dizemos assim que os aldeídos atuam como agentes redutores, mas as cetonas não, elas apenas reagem como redutoras em contato com oxidantes energéticos.
São compostos orgânicos que apresentam o grupo carbonila em carbono primário, ou seja, em qualquer ponta de cadeia. Como nos aldeídos o grupo carbonila sempre está na ponta da cadeia não é necessário fazer sua localização.
As cetonas (função cetona) são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) no meio da cadeia, ou seja, em um carbono secundário. ... Cetonas também podem ser usadas para extrair cocaína das folhas de coca, o que torna seu uso restrito e fiscalizado por órgãos da polícia federal.
Grupo carboxila ou carboxilo é um grupamento orgânico (−COOH), presente em ácidos carboxílicos, derivado da união do grupamento carbonila (presente em aldeídos e cetonas) com o grupamento hidroxila (presente nas funções álcool, fenol e enol).
A cetona mais comum é a propanona, mais conhecida como acetona. Ela é usada como solvente de esmaltes, graxas, vernizes e resinas. Também é utilizada na extração de óleos de sementes vegetais, na fabricação de anidrido acético e medicamentos.