Esta é a lei geral da demanda: a quantidade demandada varia inversamente com o preço. Ou seja, quanto maior for o preço, menor será a demanda por algo. O contrário também é verdadeiro: quanto menor o preço, maior será a demanda por algo.
A quinta seção conclui este capítulo. A demanda por um bem ou serviço pode ser definida como a quantida- de do bem ou serviço que as pessoas desejam consumir em um de- terminado período de tempo, dadas as suas restrições orçamentá- rias. Dois itens presentes nessa definição precisam ser destacados.
Dentro do estudo da microeconomia, a Teoria da Demanda é um dos fatores estudados, além da Teoria da Produção e dos Custos, Teoria da Firma e Teoria das Estruturas de Mercado. ... Demanda pode ser conceituada como a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir.
A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
O mercado de um bem encontra-se em equilíbrio quando há equivalência entre oferta e a demanda (ou procura) desse bem, ou seja, quando as quantidades oferecidas são iguais às quantidade procuradas desse bem.
Utilizado em cálculos na Microeconomia, o preço de equilíbrio (break even point) é o valor em que há convergência entre a oferta e a demanda, fazendo com que não se tenha lucro nem prejuízo durante a venda.
Para se obter o preço de equilíbrio, seria mais fácil igualar-se as quantidades demandadas e ofertadas (já que o preço de equilíbrio iguala as duas quantidades).
O Ponto de Equilíbrio Econômico é obtido através da equação PEE = PEC + CO, onde: