Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética, adotando o nome de Belarus).
Os pilares da teoria de aprendizagem de Vygotsky são:
Vigotsky descreve dois níveis de desenvolvimento, denominados Nível de Desenvolvimento Real e Nível de Desenvolvimento Potencial. ... A distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, caracteriza o que Vygotsky denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal.
As Funções Psicológicas Superiores (FPS), como memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção, se intercambiam nesta rede de nexos ou relações e formam, assim, um sistema psicológico, em que as funções se relacionam entre si.
Para Moreira (2009), a teoria do pesquisador Vygotsky, propõe que o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.
O sociointeracionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, por meio da interação deles com a realidade. Ou seja, trata da dimensão sociocultural do estudante, valorizando o contexto histórico, social e cultural em que está inserido.
Em outras palavras, a proposta pedagógica Sociointeracionista se trata de uma abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano. A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.
Qual deve ser o principal papel do professor de acordo com as tendências pedagógicas interacionistas? Escolha uma: a. Conhecer a realidade do aluno e trabalhar os conteúdos que sejam importantes para que eles tenham sua autoestima elevada e sua cultura valorizada.
10 - São características de cursos com abordagem Sócio-Interacionista, EXCETO: A) Resposta Correta Não há elementos componentes de um curso comportamentalista. B) As atividades de aprendizado envolvem tanto atividades individuais quanto trabalhos em grupo.
6 - São habilidades e competências essenciais na tutoria, EXCETO: A) O tutor deve demonstrar o interesse pela melhoria do processo ensino-aprendizagem. B) O tutor deve estar disponível para o contato com o aluno, sobretudo quando solicitado.
Embora não haja mais discussão, pois o Acordo Ortográfico 2009 determina a grafia socieconômico, sociocultural, socioinstitucional, esta coluna permanece aqui pelo seu histórico. As duas grafias coexistem no Brasil. A forma inovada é sem hífen.
Melhor dizendo, classificada como interacionista, a teoria construtivista é em sentido geral, o processo pelo qual um indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e seu próprio conhecimento, interagindo com o meio.
Já no sociointeracionismo o professor age como condutor do aprendizado, seu papel é ativo em sala de aula, não como o detentor e o transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem.
Nesse sentido, a teoria interacionista da aprendizagem tentou estipular certos métodos e concepções de escola e de pedagogia, que pudessem priorizar justamente o estabelecimento de relações significativas entre as crianças, de acordo com as situações de aprendizagem propostas pelos professores.
Teoria Interacionista do Desenvolvimento As teorias interacionistas do desenvolvimento apoiam-se na idéia de interação entre o organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Organismo e meio exercem ação recíproca.
De um modo geral, pode-se dizer que o interacionismo simbólico constitui uma perspectiva teórica que possibilita a compreensão do modo como os indivíduos interpretam os objetos e as outras pessoas com as quais interagem e como tal processo de interpretação conduz o comportamento individual em situações específicas.
O interacionismo simbólico é uma abordagem sociológica das relações humanas que considera de suma importância a influência, na interação social, dos significados bem particulares trazidos pelo indivíduo à interação, assim como os significados bastante particulares que ele obtém a partir dessa interação sob sua ...