O desequilíbrio de eletrólitos (quando o nível dessas substâncias no sangue fica muito alto ou muito baixo) é prejudicial à saúde e costuma ocorrer devido à desidratação causada pelo excesso de calor (que aumenta a produção de suor, que contém eletrólitos), vômitos ou diarreia, por exemplo.
Os quatro principais são sódio, potássio, magnésio e cálcio. Assim como o volume de suor, os eletrólitos perdidos por litro diferem de pessoa para pessoa, em até nove vezes, em alguns casos. Isso significa que bebidas eletrolíticas comuns apenas suprem o que foi perdido com a transpiração média.
Os principais eletrólitos celulares são o potássio, magnésio, fosfato, sulfato, bicarbonato e quantidades menores de sódio, cloreto e cálcio.
Os íons sódio e o potássio, regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular. O sódio é encontrado no sal de cozinha e o potássio em frutas como banana e laranja, entre outras. Os sais de cálcio e de fósforo entram na composição dos dentes e dos ossos.
Desequilíbrio nos níveis de cloreto Entre as causas das alterações do cloro estão àquelas relacionadas ao sódio, pois estes têm estreita relação entre si. No entanto existem alterações no cloro independentes dos níveis de sódio, as quais estão relacionadas com o equilíbrio ácido básico.
Este exame mede o nível de sódio no sangue. O sódio é um eletrólito vital para os processos corporais normais, incluindo função nervosa e muscular.
Potássio (ou K+); TSH; PCR (ou proteína C reativa);
O diagnóstico baseia-se no eletrocardiograma (ECG), em medições de biomarcadores cardíacos, exames de imagem do coração e biópsia do músculo cardíaco.